BCP concretiza compra de Euro Bank que permite “acelerar crescimento” na Polónia

Compra da subsidiária da Société Générale, anunciada em Setembro de 2018, representou um investimento de 428 milhões de euros.

Foto
Miguel Maya, presente do BCP concluiu aquisição do Euro Bank LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

O BCP anunciou esta sexta que fechou a compra do Euro Bank, o que vai permitir “acelerar o crescimento” na Polónia e dar “um contributo muito positivo para futuro” do grupo no mercado polaco, de acordo com o presidente executivo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O BCP anunciou esta sexta que fechou a compra do Euro Bank, o que vai permitir “acelerar o crescimento” na Polónia e dar “um contributo muito positivo para futuro” do grupo no mercado polaco, de acordo com o presidente executivo.

Depois de a Autoridade de Supervisão Financeira da Polónia não se ter oposto à aquisição do Euro Bank pelo Bank Millennium, banco polaco detido pelo BCP, no início deste mês, bem como a aprovação por parte da entidade da concorrência polaca (UOKiK), ficou agora fechada a compra de 99,8% da empresa por cerca de 428 milhões de euros.

“Com a concretização da aquisição do Euro Bank damos um passo importante na concretização da ambição estratégica de acelerar o crescimento e nos diferenciarmos na Polónia, um mercado ao qual atribuímos grande importância e que tem um contributo muito positivo para o futuro e rendibilidade do Grupo BCP”, afirmou Miguel Maya, presidente executivo do Millennium BCP, citado em comunicado.

“Estou confiante que com esta aquisição e com a excelente equipa de profissionais do Banco na Polónia, liderados pelo dr. João Brás Jorge, iremos reforçar a criação de valor para os clientes, accionistas, colaboradores e demais stakeholders [partes envolvidas]”, rematou.

Em Novembro do ano passado, o Bank Millennium chegou a acordo para a aquisição de uma participação de 99,79% no Euro Bank, uma subsidiária da Société Générale.

De acordo com um comunicado do Bank Millenium, este é mais “um passo importante no desenvolvimento” do banco, que celebra em Junho 30 anos.

Segundo a instituição, em Junho, o Conselho de Supervisão do Euro Bank irá nomear a nova equipa de gestão, a qual exercerá o mandato até ao dia da fusão das duas entidades, a qual espera que aconteça em Setembro.

Para Novembro, está prevista a fusão operacional, que corresponde à migração de clientes, com a oferta de produtos comuns, entre outros aspectos.