Air France promete voos gratuitos aos envolvidos na reconstrução de Notre-Dame

A empresa anunciou também o lançamento de um fundo para doações dos passageiros e criou homenagem online à catedral.

Foto
Detalhe de poster clássico da Air France, usado nos anos de 1940/50 DR

O grupo Air France-KLM juntou-se à já longa lista de parceiros e apoiantes do projecto de reconstrução da Catedral de Notre-Dame, após o incêndio que devastou grande parte do monumento na segunda-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O grupo Air France-KLM juntou-se à já longa lista de parceiros e apoiantes do projecto de reconstrução da Catedral de Notre-Dame, após o incêndio que devastou grande parte do monumento na segunda-feira.

Num breve comunicado, assinala que “todas as equipas da Air France e da Air France-KLM em todo o mundo estão profundamente afectadas e tristes depois dos acontecimentos desta segunda-feira em Paris”. “É por isso”, referem, que as direcções da companhia francesa e do grupo que integra a Air France e a holandesa KLM “decidiram que a Air France vai fornecer transporte gratuito para todos os parceiros envolvidos na reconstrução da Catedral de Notre-Dame”.

A Air France, adianta-se ainda, irá criar, “nos próximos dias”, um “fundo de doações voluntárias para os seus clientes, para ajudar a financiar o trabalho de reconstrução”.

No documento não se avançam ainda mais detalhes sobre como funcionará este fundo, mas deverá seguir o exemplo de outras contribuições voluntárias de passageiros, como no caso da opção já existente em várias companhias aéreas de acrescentar um valor para compensar a pegada de carbono dos voos.

Fotogaleria
DR

Entretanto, a companhia, fundada em 1933 em Paris – e que no início do século XXI foi privatizada e incorporou a holandesa KLM no seu grupo, mantendo-se o Estado francês como accionista, mas minoritário, e a capital francesa como sede –, criou também uma homenagem online à catedral​. Aqui, publicam-se alguns dos anúncios históricos da companhia em que a Notre-Dame foi usada como símbolo na promoção de voos da Air France.