S. João da Madeira concede mais de 244 mil almoços na “pré” e 1.º ciclo

Após rescisão polémica com a anterior fornecedora, cabe agora à empresa Uniself o fornecimento de refeições aos cerca de 1650 alunos da cidade.

Foto
ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

A Câmara Municipal de São João da Madeira aprovou, nesta terça-feira, a adjudicação à empresa Uniself dos mais de 244 mil almoços de que as escolas e jardins-de-infância locais necessitam por ano, contratando cada um ao preço de 1,98 euros.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Câmara Municipal de São João da Madeira aprovou, nesta terça-feira, a adjudicação à empresa Uniself dos mais de 244 mil almoços de que as escolas e jardins-de-infância locais necessitam por ano, contratando cada um ao preço de 1,98 euros.

É esse o resultado do concurso público internacional realizado pela autarquia, na sequência da rescisão com a fornecedora anterior, que, segundo denúncias apresentadas em Julho de 2018, não conseguia assegurar a variedade de alimentos anunciada nas ementas, e devia salários a cozinheiras e pagamentos a fornecedores, justificando essa falta de liquidez com atrasos também por parte do Estado na entrega de valores devidos à firma.

Depois de rescindir com a primeira abastecedora, a Câmara de São João da Madeira confiou as refeições escolares à empresa Uniself, mediante um procedimento de urgência por ajuste directo em Setembro, e foi essa mesma firma que agora venceu o concurso público, o que a autarquia atribui à qualidade e preço global do serviço.

“O júri do concurso propôs que fosse a empresa Uniself a assegurar o fornecimento de refeições nas cantinas dos jardins-de-infância e das escolas do 1.º ciclo do concelho, por um período de três anos, pelo valor de 1,425 milhões de euros”, informou o presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira.

No período lectivo, o serviço contratado envolve 64.260 almoços por ano para o ensino pré-escolar e 153.000 para o 1.º ciclo. Nos períodos em que não há aulas, mas em que as escolas continuam a desenvolver actividades ocupacionais, a empresa confeccionará ainda 229 refeições para os jardins-de-infância e 255 para as escolas com 1.º a 4.º ano de escolaridade.

Com o voto favorável dos vereadores da coligação entre PSD e CDS-PP, a Uniself vai assim servir cerca de 1650 alunos, distribuídos por dez jardins-de-infância e nove escolas do 1.º ciclo. Desse universo, cerca de 1200 crianças almoçam diariamente nas escolas.

Jorge Vultos Sequeira realçou que todas essas refeições serão “confeccionadas nos próprios estabelecimentos de ensino”, que só encerram durante o mês de Agosto, e afirmou que a empresa se tem demonstrado “estável” na actividade desenvolvida desde Setembro de 2018.

“O serviço tem sido prestado com normalidade e as refeições são de qualidade, como eu próprio constatei no local, porque já fui almoçar às cantinas das nossas escolas duas vezes”, revelou o autarca. A restante monitorização do serviço será assegurada “pela Divisão de Educação da câmara” e, segundo acrescentou a vereadora Irene Guimarães, “também pela nutricionista contratada pelo município”.

Segundo informação recolhida no site da Uniself, a empresa foi fundada em 1981 e conta com um universo de “2420 trabalhadores do quadro”, aos quais se juntam ainda 880 colaboradores em regime de trabalho temporário.

Prestando serviços a entidades na área da Educação e da Saúde, tanto no sector público como no privado, a empresa possui também restaurantes e uma unidade fabril em Loures, onde produz artigos pasteurizados e ultracongelados.