Conhecer o passado e o futuro de Braga através de um InstaMeet

Entre 16 e 18 de Novembro, Braga vai receber um passeio com telemóveis na mão. InstaMeet com a presença de 12 igers de diferentes nacionalidades quer "colocar Braga no mapa do Instagram" e promete mostrá-la a três milhões de pessoas.

Foto
Joana Goncalves/Arquivo

Braga não se compõe apenas pelos locais icónicos e religiosos de tempos idos, como são exemplo os santuários do Bom Jesus ou do Sameiro. Para o provar e mostrar a dupla faceta da cidade – passado e futuro – Braga vai ser palco de um InstaMeet, entre os dias 16 e 18 de Novembro, que promete chegar a uma audiência de três milhões de seguidores.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Braga não se compõe apenas pelos locais icónicos e religiosos de tempos idos, como são exemplo os santuários do Bom Jesus ou do Sameiro. Para o provar e mostrar a dupla faceta da cidade – passado e futuro – Braga vai ser palco de um InstaMeet, entre os dias 16 e 18 de Novembro, que promete chegar a uma audiência de três milhões de seguidores.

Para o evento, foram convidados 12 instagrammers de diferentes nacionalidades para “colocar Braga no mapa do Instagram”, segundo o comunicado difundido pela organização. Entre eles estão os três portugueses que promovem o evento, em conjunto com a agência Legendary: o designer João Bernardino (@joao.bernardino); o jornalista do PÚBLICO Luís Octávio Costa (@kitato); e o jornalista da Lusa Rui Barbosa Batista (@_bornfreee_). O mesmo trio que já tinha mostrado ao mundo instagrámico Viana do Castelo.

O "desafio", explica João Bernardino ao P3, "foi lançado pela Associação Comercial de Braga". Depois, ao contrário do que "costuma acontecer em Portugal", a plataforma de experiências turísticas Visitbraga insistiu em convidar mais instagrammers estrangeiros. 

“Tornar icónica a dupla faceta de Braga” é o mote que vai levar à cidade igers vindos da Alemanha, França, Malásia, Turquia, Brasil, China e Rússia para se juntarem aos nacionais. Sem esquecer o passado religioso, o InstaMeet vai passar pelos dois santuários acima citados e pelo Mosteiro de Tibães, mas também assim por locais de comércio e indústria local como é o caso de duas fábricas — uma de sinos e outra de velas. Alvo de visita será também o Theatro Circo, que será palco de um #emptytheatrocirco, ou seja, irá abrir portas apenas para este grupo.

Além disso, a pensar no futuro, o grupo vai percorrer uma Braga mais moderna, “uma cidade grande, jovem e com infra-estruturas a nascer e a crescer.” Nesse contexto, o grupo vai visitar o Estádio Municipal, “um lugar incontornável” segundo o instagrammer, e o GNRation, um espaço cultural e criativo bem no centro de Braga. Os restantes locais mantêm-se em segredo, mas bastará estar atento ao Instagram (e à etiqueta que será criada para o efeito).

Este será o segundo InstaMeet com a maior audiência em Portugal, depois de, em 2014, se terem juntado 23 igers em Lisboa. O evento contou com uma audiência total de sete milhões de seguidores e visou “unir” a ponte 25 de Abril à Golden Gate, de São Francisco.