Câmara de Guimarães dá 50 mil euros em bolsas de estudo

Esta iniciativa visa apoiar estudantes do ensino superior e as candidaturas decorrem até 30 de Novembro.

Foto
Bruno Lisita

A Câmara de Guimarães disponibiliza 50 mil euros para bolsas de estudo a atribuir a alunos do ensino superior, por considerar que o acesso à educação "não pode estar dependente das diferenças económicas e sociais", disse fonte autárquica.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Câmara de Guimarães disponibiliza 50 mil euros para bolsas de estudo a atribuir a alunos do ensino superior, por considerar que o acesso à educação "não pode estar dependente das diferenças económicas e sociais", disse fonte autárquica.

Segundo explicou à Lusa a fonte, "este é o segundo ano da iniciativa e no ano lectivo 2017/2018 foram atribuídas 32 bolsas", também num total de 50 mil euros.

Em comunicado, o município refere que o período de candidatura decorre até 30 de Novembro. 

O incentivo, destinado a estudantes de Guimarães, pretende "contribuir para a formação de quadros técnicos superiores" no concelho e, "deste modo, promover um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural" local.

A autarquia esclarece que são candidatos às referidas bolsas os estudantes que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos: "Serem cidadãos nacionais ou equiparados, nos termos legais, terem uma idade igual ou inferior a 30 anos, residirem na área do concelho de Guimarães há, pelo menos, dois anos, não estarem em situação de contumaz ou com outros processos judiciais de responsabilidade civil e criminal em curso, os rendimentos do agregado familiar do candidato não excederem, per capita, 60% do Salário Mínimo Nacional (SMN), a vigorar nesse ano civil".

É ainda exigido que os candidatos não estejam "a usufruir, simultaneamente, de outro apoio destinado ao mesmo fim (esta condição está sujeita a uma avaliação caso a caso, podendo a câmara considerar justificada a acumulação dos dois benefícios), tenham garantia de acesso ao ensino superior e não possuírem já habilitações" deste grau de ensino.

Aquele apoio, vocacionado para estudantes do concelho que frequentem ou pretendam frequentar cursos superiores ou equiparados, em instituições de ensino devidamente reconhecidas, deve ser solicitado, por escrito, no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Guimarães.