Caminhos do Cinema Português quer receber os teus filmes

Até 31 de Maio, podes submeter curtas e longas-metragens às várias secções competitivas do Caminhos do Cinema Português. Festival acontece de 23 de Novembro a 1 de Dezembro, em Coimbra

Foto
Jakob Owens/Unsplash

A organização do Caminhos do Cinema Português, que decorre em Coimbra, abriu as candidaturas para as secções competitivas do festival, com as inscrições a decorrer até 31 de Julho.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A organização do Caminhos do Cinema Português, que decorre em Coimbra, abriu as candidaturas para as secções competitivas do festival, com as inscrições a decorrer até 31 de Julho.

As inscrições para este festival, que se foca no cinema nacional, podem ser submetidas através da plataforma FilmFreeway, estando abertas para a selecção Caminhos (secção principal), Ensaios (secção destinada às criações em contexto académico), bem como para as várias secções paralelas.

Este ano, a abertura das candidaturas foi antecipada, pela dificuldade que a organização sentia na selecção e programação do festival, face à "cada vez maior qualidade dos filmes" que se candidatavam, disse à agência Lusa o vice-director do festival, Tiago Santos. "Precisávamos de ter mais tempo para seleccionar os filmes e, assim, começamos dois meses antes" do prazo normal, explicou, referindo que os filmes seleccionados vão ser notificados até 30 de Setembro, garantindo mais tempo para programar.

O Caminhos do Cinema Português tem recebido entre 400 a 450 inscrições por ano. Para a edição de 2018, houve uma "grande revisão do regulamento" para o tornar mais claro e estão a ser definidas "várias categorias e secções paralelas", nomeadamente uma em que o festival se debruça "sobre o cinema experimental e as fronteiras da linguagem cinematográfica", afirmou Tiago Santos.

Até 31 de Maio, as inscrições são gratuitas, sendo que no prazo regular — até 30 de Junho — os interessados têm de pagar um "valor simbólico" de dez euros e cinco euros para longas-metragens e curtas-metragens, respectivamente. O prazo de inscrição termina a 31 de Julho, mês em que o valor da inscrição duplica.

A 24.ª edição do festival vai decorrer de 23 de Novembro a 1 de Dezembro, tendo o Teatro Académico de Gil Vicente como palco principal do evento.