Como "palco privilegiado" que é, Lisboa deve ser lugar de discussão sobre a Europa

No início do segundo dia da Conferência Ulisses, que decorre este fim-de-semana no CCB e onde se discute o futuro da Europa, o presidente da instituição, Elísio Summavielle , tem o desejo de que o evento se realize bianualmente ou trianualmente na capital portuguesa.

Foto
Bruno Lisita

Dando entrada no segundo e último dia da Conferência Ulisses 2018, que decorre desde sábado no Centro Cultural de Belém (CCB), Elísio Summavielle, presidente do CCB, deixou em aberto a possibilidade de a iniciativa voltar a Lisboa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Dando entrada no segundo e último dia da Conferência Ulisses 2018, que decorre desde sábado no Centro Cultural de Belém (CCB), Elísio Summavielle, presidente do CCB, deixou em aberto a possibilidade de a iniciativa voltar a Lisboa.

Em declarações ao PÚBLICO, que é media partner da Conferência Ulisses, Summavielle considerou que trazer ao CCB “algumas das ‘boas cabeças’ espirituais e de liderança quer na Comissão Europeia quer no pensamento que se está a produzir na Europa sobre a Europa e a democracia, é um privilégio”.

“Lisboa tem uma posição que pode irradiar pensamento”, referiu ainda. “Porque Portugal é um ponto de encontro de civilizações e o pensamento que se produziu sempre em Portugal é de certo modo universalista. A primeira globalização fomos nós. E Lisboa é um palco privilegiado por todas as razões”, disse.

Sobre a possibilidade de voltar a realizar-se este evento, Summavielle deixa tudo em aberto, mas expressa vontade de o fazer: “Deixei em aberto a possibilidade de continuar, bianualmente ou trianualmente”. “Ulisses pode voltar a Lisboa, é um desejo que temos”, acrescentou.

O segundo e último dia da Conferência Ulisses, neste domingo, abriu com o painel que teve como tema os direitos humanos e ambientais. Numa conversa moderada pelo jornalista Ricardo Alexandre, participaram Alberto Alemanno, João de Menezes-Ferreira, Mónica Ferro e Viriato Soromenho Marques.

Durante a tarde vão realizar-se quatro mesas redondas, todas elas moderadas por jornalistas do PÚBLICO, tal como aconteceu no sábado, onde se vão discutir temas como ambiente e planeta, globalização ou segurança e defesa.

Para o final está marcado um painel, que tem início marcado para as 16h, onde se discutirá o tema principal da conferência: o futuro da Europa. Moderados pelo jornalista José Manuel Rosendo, terão a palavra Jan-Werner Müller, professor de Política na Universidade de Princeton; Mário Centeno, ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo; Martin Schulz, antigo presidente do Parlamento Europeu e deputado alemão; e Rui Tavares, historiador e comissário da Conferência Ulisses. Com Pedro Esteves