Não ter carro

O carro ocupa um campo desmesurado, tanto em termos reais como simbólicos. Na redefinição do espaço urbano, na ocupação da rua, no fim do reinado absolutista do automóvel ainda estamos nas trevas.

No meu tempo de vida já assisti a algumas importantes mudanças comportamentais com cigarros, touradas, caçadas, meio ambiente, orientação sexual ou descriminação racial. Ou seja, com avanços e recuos, pude constatar que a pressão social sobre algumas condutas tem efeitos.

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No meu tempo de vida já assisti a algumas importantes mudanças comportamentais com cigarros, touradas, caçadas, meio ambiente, orientação sexual ou descriminação racial. Ou seja, com avanços e recuos, pude constatar que a pressão social sobre algumas condutas tem efeitos.

Do que eu não tenho esperanças de grandes mudanças, pelo menos no meu tempo de vida e no caso específico de Portugal, é sobre a relação que estabelecemos com o carro, o automóvel, o popó. É verdade que sou um caso peculiar. A minha relação com carros não é tão radical como a do dramaturgo italiano Luigi Pirandello que dizia, na década de 1930, que o “carro é uma criação do diabo”, mas diria que para mim um automóvel está ao nível de um aspirador, sem qualquer menosprezo para estes.

Custa-me compreender as horas gastas, aos domingos de manhã, a arejar e a limpar o popó, com o mesmo cuidado do dar banho a um bebé. Não percebo como é que o museu mais visitado em Portugal é o dos coches. Não apreendo a relação identitária, por vezes mesmo fetichista, que a maioria tem sobre um objecto estético que é, na sua esmagadora maioria, acinzentado e de formas padronizadas, parecendo quase todos idênticos.

E por isso, sim, custa-me ainda mais entender os impulsos primitivos ao volante, como se o habitante do receptáculo estivesse a defender a sua individualidade, o seu território, a sua fortaleza de lata. Ou por outra, entendo, porque o carro foi sendo transformado num objecto de desejo.

E isso tem sido muito bem explorado para simbolizar ideias de liberdade, de independência, de conquista e de objectivo da vida. Ser dono de um automóvel não é apenas um bem que pode ser indispensável ao desempenho de uma actividade, confere também estatuto social. Quanto mais sofisticado o veículo melhor para o seu, certamente, ambicioso, irresistível, amigo do próximo, arguto e mui sensual, proprietário. 

O carro exerce fascínio. Ocupa um espaço no imaginário que vai ser difícil de inverter, pelo menos em Portugal, porque noutros contextos europeus isso já acontece, principalmente entre as novas gerações. Para esses o carro individual tem vindo a perder encanto, por causa da sustentabilidade ambiental, por ser agente poluidor e ocupar imenso espaço, sendo indissociável dos debates sobre os modelos de desenvolvimento. Nesses contextos os transportes públicos, os serviços de partilha, a valorização do andar a pé ou de bicicleta, ganham terreno. 

Foto
Enric Vives-Rubio

Estamos numa fase em que ainda vinga a ideia de que será possível a transição suave dos combusteis fosseis – do qual o nosso estilo de vida depende – para os seus substitutos ou que através da tecnologia será possível encontrar uma solução para os problemas energéticos ou para os congestionamentos das urbes. Mas hoje, depois de muitas experiências sempre insuficientes, como os carros a electricidade, a única coisa que parece certa é que vale a pena investir em bairros de proximidade e em novos modelos urbanos, com cidades menores, densas e compactas.

Ou seja, lugares menos dependentes do carro. Não sou sonhador. Não se trata de substituir os carros nos centros das cidades, e muito menos nas periferias, mas de encontrar arquétipos de desenvolvimento onde possam coabitar diversas condutas e criar meios complementares ao nível dos transportes. Decidir se queremos uma cidade para as pessoas ou para os carros, porque é penalizador habitar numa metrópole de itinerários e de vias imaginadas apenas para eles – e as ciclovias em vez de retirarem espaço aos carros acabam por tirar ao elo mais fraco da mobilidade, aos peões, sendo mais pensadas para lazer do que para uso quotidiano.

O processo de mudança de mentalidades é possível. Mas aqui parece difícil. O carro ocupa um campo desmesurado, tanto em termos reais como simbólicos. Na redefinição do espaço urbano, na ocupação da rua, no fim do reinado absolutista do automóvel ainda estamos nas trevas. Em vez de existir pressão social no sentido da sua menor utilização, ainda prevalece a coacção no sentido inverso. Quem não tem um é como se fosse disfuncional. Sempre que digo isto à minha volta apanho com as justificações do costume: o sistema de transportes é deficiente e ineficaz.

Talvez. Mas continuo na minha. Não conheço outro contexto, como o português, onde o carro seja tão venerado. Eu que não tenho carro estou sempre a ouvir como é que consigo viver assim, de tal forma esse pensamento está incrustado nas sociabilidades mais fugazes. Por vezes ser-me-ia útil? Claramente. Mas, feito o balanço, estou bem assim.

E tudo o que conto atrás foi intensificado quando fui pai. A primeira coisa que me diziam, meio-a-brincar-meio-a-sério, que é quase sempre a forma como estas coisas são nomeadas, é que, nem pensar, não me iria safar. É verdade, não tenho carro, mas ainda penso pela minha cabeça e tenho muito afecto para dar e isso parece-me bem mais determinante.