Faça a diferença e ofereça um Natal sustentável

Com o objectivo de o ajudar a ter um impacto positivo no Planeta Terra, damos algumas sugestões de presentes.

Fotogaleria

Quer assumir um estilo de vida mais sustentável e deseja pôr em prática valores de responsabilidade social e ambiental? Então este shopping é para si, veja a fotogaleria em cima.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Quer assumir um estilo de vida mais sustentável e deseja pôr em prática valores de responsabilidade social e ambiental? Então este shopping é para si, veja a fotogaleria em cima.

Com o objectivo de o ajudar a ter um impacto positivo no planeta, o Culto juntou algumas soluções que vão desde o uso de bicicletas produzidas em Portugal a colheres feitas à mão, passando por linhas de cosmética biológica.

Com selo português, a Órbita Bikes disponibiliza no seu site um conjunto de bicicletas destinadas à montanha ou à cidade, para homem, mulher e criança. Os preços podem variar entre 130 e os quatro mil euros.

Caso a cozinha seja o seu foco, a Rival dá-lhe uma ajuda a fazer as refeições de forma sustentável com as colheres, tábuas, facas para a manteiga ou espátulas para os bolos. Todos estes produtos são feitos à mão. Com o acabamento em óleo de linhaça orgânico e cera de abelha, a madeira que lhes dá origem é colhida de forma responsável. O preço destes utensílios varia dos 20 aos 60 euros.

Colher já tem. Falta o iogurte. Para isso a Yogurt Nest incentiva-o a fazer o seu iogurte em casa com a iogurteira natural de cortiça e 100% portuguesa. Não precisa de electricidade e pode também usá-la como estufa slow cooker, mala térmica ou para levedar massa. Além de duas versões, de 3,5l e 1,5l, a marca disponibiliza ainda receitas de iogurtes para toda a família. Custa 35 euros.

Por falar em receitas, o livro Feito em Casa, disponível na Fnac por 14,16 euros, ensina-lhe 45 receitas e 25 maneiras de conservar produtos frescos.

Além de espremedores de laranja e caixas para as cebolas em cerâmica, pode encontrar na Círculo Ceramics pratos, tigelas, tabuleiros, vasos, jarras e outros utensílios ou objectos de decoração hand made.

Como cultivar cogumelos é sempre reciclar desperdício, a Cogus Box foi criada para valorizar resíduos e para ensinar a produzir os seus próprios cogumelos em casa, durante 20 dias. Custa dez euros.

A Planetiers, uma plataforma portuguesa, mostra-lhe algumas soluções para a sustentabilidade e para presentear amigos ou familiares que se preocupem com o tema. O site disponibiliza desde árvores de frutos em miniatura, a sabonetes naturais, cinzeiros portáteis ecológicos, lápis que se transformam em ervas aromáticas ou flores comestíveis, escovas de dentes em bambu que são uma alternativa à utilização do plástico.

E porque de "pequenino se torce o pepino", a Organii propõe presentes para os miúdos, produzidos com base num modelo sustentável, como é o caso do gato multicolor ou da máquina fotográfica feitos em croché, à mão e com algodão biológico. Além de brinquedos e de outros produtos sustentáveis para o bebé e para a mãe, o site e as lojas físicas, em Lisboa, disponibilizam um segmento de produtos de cosmética biológica que pode oferecer neste Natal.

Se preferir oferecer algo mais doce, a Du Monde Chocolat oferece uma gama de chocolates biológicos que garantem o respeito pelos produtores e pelo ambiente. Depois da loja no Porto, a empresa abriu agora o seu espaço online onde oferece mais de 300 referências de 30 marcas internacionais.

 Veja o guia de compras de Natal completo do Culto aqui.

Texto editado por Bárbara Wong