Paulo Portas, João Soares e Fernando Seara na "escola de quadros" da JP

A iniciativa da Juventude Popular começa esta sexta-feira, em Peniche.

Fotogaleria

A 'escola de quadros' da Juventude Popular reúne-se a partir desta sexta-feira em Peniche, com 'professores' como o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas, o socialista João Soares e o social-democrata Fernando Seara.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A 'escola de quadros' da Juventude Popular reúne-se a partir desta sexta-feira em Peniche, com 'professores' como o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas, o socialista João Soares e o social-democrata Fernando Seara.

Na 'escola de quadros' da Juventude Popular, que decorrerá em Peniche até domingo, no sábado à noite é esperado que Paulo Portas fale sobre "Nacionalismos e Populismos", na Europa e no Mundo, com José Ramon García-Hernandez, porta-voz de Assuntos Exteriores do PP espanhol.

O eurodeputado e vice-presidente do CDS-PP Nuno Melo também passará por Peniche, junto à praia dos Supertubos, assim como Filipe Lobo D'Ávila, que encabeçou a lista ao Conselho Nacional alternativa à da presidente do partido, Assunção Cristas, no último Congresso centrista.

"A ideia é debate, não é fazer doutrina, e ouvir ideias diferentes - até versões antagónicas sobre diferentes assuntos -, fazer a ligação entre vertente europeia e nacional nas políticas de soberania, pensar o sistema político e a economia digital", disse à agência Lusa o director do Gabinete de Estudos do CDS-PP, Diogo Feio, que ressalvou que a presença de Paulo Portas está ainda por confirmar.

Já hoje, no primeiro dia da 'escola de quadros', estão agendadas sessões sobre política de Defesa com o deputado do PS João Soares e o almirante Macieira Fragoso, antigo Chefe de Estado Maior da Armada´, enquanto o líder parlamentar e antigo secretário de Estado da Administração Interna Nuno Magalhães debaterá com Nuno Melo sobre terrorismo na União Europeia.

À noite, o jantar será assumidamente "um momento mais descontraído" para discutir as "indústrias criativas", sublinhou Diogo Feio, com o vice-presidente do partido e ex-secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes e o jornalista Nuno Galopim, numa conversa sobre a Eurovisão.

No sábado de manhã, o historiador Rui Ramos e o general Tomé Pinto irão falar sobre o 25 de Novembro, seguindo-se um debate sobre economia digital com Carlos Pedro Pereira e Rui Nuno Castro.

A história da Juventude Popular é o mote para as participações de Filipe Lobo D'Ávila e Pedro Mota Soares, antes de uma sessão sobre sistema político conduzida pelo social-democrata Fernando Seara, professor de Direito e ex-presidente da Câmara de Sintra.

Antes do encerramento, no domingo, com a presidente do partido, o ministro do Reino de Marrocos Aziz Akhannouch falará sobre "a nova agricultura".