“Os jornalistas não podem só questionar a sociedade, têm de se questionar a si”

No Reservado ao Público desta semana, conversámos com a presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, São José Almeida, sobre o referendo marcado para o final de Outubro.

Foto
António Borges

No final de Outubro, os jornalistas portugueses vão votar em referendo três alterações ao Código Deontológico. 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

No final de Outubro, os jornalistas portugueses vão votar em referendo três alterações ao Código Deontológico. 

 

O acto é promovido pelo conselho deontológico do sindicato dos jornalistas e tem como universo eleitoral os jornalistas com Carteira Profissional.

 

A última alteração ao código deontológico dos jornalistas aconteceu em 1993. Pela primeira vez, esta votação pode ser feita também através da internet. Será realizada a 26, 27 e 28 de Outubro.

 

Já a votação presencial, pode ser feita no dia 28 em Lisboa e no Porto nas sedes do sindicato dos jornalistas.

 

Neste episódio do Reservado ao Público, conversámos com a presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, São José Almeida, para perceber o que está em causa.

 

 

O podcast Reservado ao Público também está disponível no iTunes e nas apps para podcasts.