Candidatura do Porto a sede da EMA recebe elogios de vários eurodeputados

Personalidades da sociedade civil do Porto participaram em várias iniciativas promovidas pelo grupo parlamentar do PSD.

Foto
Porto como sede da EMA agrada a alguns eurodeputados do PPE e não só Adriano Miranda

Vários eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE) e também do grupo dos conservadores e reformistas europeus elogiaram esta quarta-feira a candidatura do Porto a sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), num encontro promovido pelo eurodeputado Paulo Rangel no âmbito de uma “acção de lobbying destinada a apoiar a candidatura portuguesa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Vários eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE) e também do grupo dos conservadores e reformistas europeus elogiaram esta quarta-feira a candidatura do Porto a sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), num encontro promovido pelo eurodeputado Paulo Rangel no âmbito de uma “acção de lobbying destinada a apoiar a candidatura portuguesa.

O presidente e o vice-presidente do grupo parlamentar do PPE, Manfred Weber e Alain Lamassoure, manifestaram o seu apoio à candidatura portuense, o mesmo acontecendo com os eurodeputados Dubravka Suica, da Croácia, Anfrey Kovatchev, da Bulgária, e o conservador polaco Kazimierz Ujazfowski.

Por seu lado, o vice-presidente do grupo parlamentar espanhol, Esteban Gonzalez, chegou mesmo a dizer que na altura da votação o Porto seria a sua segunda opção, depois de Barcelona, que também está na corrida para a sede da EMA. No seu caso, precisou, Barcelona receberia a votação máxima (três votos) e o Porto teria dois votos.

A declaração deste eurodeputado surpreendeu cada um dos convidados que participaram, no Parlamento Europeu, num encontro onde estavam vários reitores do Porto, entidades académicas e representantes de instituições culturais, que se encontram em Bruxelas a convite do grupo parlamentar do PSD.

No final da reunião, o social-democrata Paulo Rangel mostrou-se reconfortado com o apoio dos seus pares e arriscou mesmo dizer que depois de “dois grandes feitos da diplomacia portuguesa” que permitiram a Portugal ter Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia e mais recentemente eleger António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas, "é possível um terceiro feito”.

“Se olharmos para Viena, Amesterdão ou Milão, objectivamente, têm condições, atractividade e notoriedade que, à partida, as pessoas não reconheceriam ao Porto. Só se não houver um consenso claro à volta de uma destas cidades e houver um impasse é que nós poderemos passar uma nova fase e é aí que o Porto tem de jogar”, defendeu o eurodeputado no final de um encontro no Parlamento Europeu.

Já Ricardo Valente, da comissão da candidatura do Porto a receber a sede da EMA, disse que esta é a fase de “mostrar aos decisores finais, em Bruxelas, aquilo que são as valências do Porto do ponto de vista da Agência Europeia do Medicamento”. ”O próximo mês é para trabalhar junto dos decisores finais e dar a conhecer a parte menos conhecida, que tem a ver com health cluster e as universidades do Porto e região”, defendeu Ricardo Valente, frisando que o “Porto passou todos os requerimentos e não tem fragilidades”.

O médico Eurico Castro Alves, da comissão de candidatura, disse que o “Porto passou a sua mensagem, acabando com o mito de que não cumpre os requisitos”. “Falámos com pessoas que são estratégicas para a decisão final porque são influenciadores. Passámos a nossa mensagem e provámos e demonstrámos que o Porto cumpre os requisitos todos”, sublinhou pedindo que a partir de agora se fale muito do Porto.

“O Porto tem de ser conhecido na Europa, tem de se saber que o Porto cumpre os critérios técnicos de que é uma grande cidade”, disse, elogiando todo o trabalho que a diplomacia portuguesa tem vindo a fazer no sentido de capitalizar apoios para o Porto na hora em que a União Europeia decidir para onde vai a EMA.

*O PÚBLICO viajou para Bruxelas a convite da bancada do PSD no Parlamento Europeu