Os champôs secos estão aí para poupar tempo e água

Várias marcas lançaram produtos que permitem espaçar os dias de lavagem.

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No supermercado, na perfumaria, no cabeleireiro ou mesmo na venda porta-a-porta há um novo produto para o cabelo: o champô seco. Este nasce sobretudo para responder a quem tem pouco tempo ou tem o cabelo oleoso e o lava mais vezes por semana. Mas não só, serve também para fazer perdurar um penteado que tenha feito para uma ocasião especial. 

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No supermercado, na perfumaria, no cabeleireiro ou mesmo na venda porta-a-porta há um novo produto para o cabelo: o champô seco. Este nasce sobretudo para responder a quem tem pouco tempo ou tem o cabelo oleoso e o lava mais vezes por semana. Mas não só, serve também para fazer perdurar um penteado que tenha feito para uma ocasião especial. 

Este é um produto que “permite um resultado semelhante ao de um champô normal, mas sem implicar a utilização da água”, explica ao Culto a Batiste (à venda no Pingo Doce por 3,99 euros), marca que diz ser a líder no mercado mundial. O objectivo é espaçar os dias de lavagem, por isso, este champô pode contribuir para um ambiente melhor – já que não se gasta tanta água. “O champô seco permite manter o look de cabelo lavado, poupar tempo e espaçar as lavagens. Calculamos que o champô seco contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa em aproximadamente 85% se comparado com os restantes champôs quando utilizados com água quente”, responde a Tresemmé ao Culto quando questionado sobre se existem benefícios ambientais no uso deste produto.

O champô absorve o excesso de oleosidade e depois de usado – basta agitar bem a embalagem, pulverizar e massajar o cabelo ou escová-lo após a aplicação – o cabelo fica com um ar limpo e solto.

Mas não há um champô único para todos os tipos de cabelos. Tal como acontece com os tradicionais, também há variações. Por exemplo, a Douglas (à venda nas perfumarias com o mesmo nome) propõe champôs com cores para os cabelos pintados. Também a Garnier, na sua gama Ultra Suave (à venda nos supermercados por 7,99 euros) tem um champô com extractos de camomila para os cabelos louros.

Depois, há champôs a pensar mais em cabelos oleosos como o Fresh&Clean da Tresemmé (no supermercado a 8,99 euros) ou o Delicadeza de Aveia da Garnier, que absorvem o excesso de oleosidade e impurezas. Ou o Voluminous Lock, também da Tresemmé, que além de limpar dá volume ao cabelo e tem uma maior durabilidade, garante a marca.

A Avon (à venda por 10,50 euros) criou este produto para “ajudar as mulheres a conseguir um look fresco e evitar a lavagem frequente do cabelo". Este champô “é um economizador de tempo”, acrescenta a Batiste, sugerindo que este pode ser usado caso queira prolongar por mais uns dias um penteado especial.