Filha de ex-Presidente de Moçambique assassinada a tiro

Valentina Guebuza terá sido baleada mortalmente pelo marido.

Foto
Valentina Guebuza, 36 anos, chegou a ser considerada uma das mulheres jovens mais poderosas de África DR

A empresária Valentina Guebuza, filha do ex-Presidente da República moçambicano Armando Guebuza, foi morta a tiro na noite desta quarta-feira em Maputo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A empresária Valentina Guebuza, filha do ex-Presidente da República moçambicano Armando Guebuza, foi morta a tiro na noite desta quarta-feira em Maputo.

Segundo a imprensa moçambicana, que cita a polícia local, Valentina Guebuza terá sido baleada várias vezes pelo marido, com quem estava casada há dois anos, tendo ainda chegado com vida a uma clínica de Maputo. Contudo, não resistiu aos ferimentos.

Ainda não há confirmação oficial, mas a imprensa moçambicana avança que o marido e alegado autor dos disparos, Zofimo Muiuane, terá sido detido pelas autoridades.

Valentina Guebuza, de 36 anos, foi considerada pela revista Forbes uma das 20 mulheres jovens mais poderosas de África em 2013, situando-se em sétimo lugar numa lista liderada por Isabel dos Santos. Licenciada em Engenharia Civil, a filha do antigo chefe de Estado ocupou vários lugares de destaque nas telecomunicações, na banca e nos negócios da família.