Mercadona vai entrar em Portugal mais cedo do que previa

Cadeia espanhola anunciou a abertura das primeiras lojas para 2019, mas decidiu antecipar a data para 2017/2018.

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A Mercadona vai disputar o mercado com dois pesos-pesados: o Continente (da Sonae, o mesmo grupo do PÚBLICO) e o Pingo Doce, da Jerónimo Martins DR

A espanhola Mercadona decidiu antecipar o investimento em Portugal e deverá abrir as primeiras quatro lojas em 2017/2018, cerca de um ano antes do previsto.

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A espanhola Mercadona decidiu antecipar o investimento em Portugal e deverá abrir as primeiras quatro lojas em 2017/2018, cerca de um ano antes do previsto.

Foi Marcelo Rebelo de Sousa quem avançou a notícia. O Presidente da República falava aos jornalistas sobre o investimento das empresas em Portugal durante o aniversário dos 25 anos da Autoeuropa e deu como exemplo a decisão da cadeia de supermercados de acelerar a estreia no mercado nacional.

A Mercadona vai abrir as primeiras lojas na zona do Porto e tinha dado como certo o ano de 2019 para o arranque do negócio. Num comunicado recente, a empresa revelou já que registou uma sociedade de direito português, a Irmãdona.

Numa primeira fase, prevê investir 25 milhões de euros e “criar cerca de 200 postos de trabalho”. Juan Roig, presidente da empresa de origem familiar, diz que Portugal é uma “grande oportunidade para iniciar o crescimento internacional” da Mercadona. A escolha foi determinada por ser “um mercado próximo, de proximidade logística e que se enquadra no crescimento orgânico e natural da empresa”.

Em 2015 a cadeia de distribuição, com 1578 supermercados e 76 mil trabalhadores, teve uma facturação de 20.831 milhões de euros. Em Portugal, vai disputar o mercado com dois pesos-pesados: o Continente (da Sonae, o mesmo grupo do PÚBLICO) e o Pingo Doce, da Jerónimo Martins.