Vajiralongkorn coroado rei da Tailândia

O novo monarca vai ser conhecido pelo título Rama X.

Fotogaleria

O príncipe Maha Vajiralongkorn foi coroado nesta quinta-feira rei da Tailândia, um mês depois da morte do pai, o rei Bhumibol.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O príncipe Maha Vajiralongkorn foi coroado nesta quinta-feira rei da Tailândia, um mês depois da morte do pai, o rei Bhumibol.

Vajiralongkorn é uma figura pouco popular entre a população e distante dos militares que governam o país. O seu reinado vai, por isso, vai ser olhado à lupa para detectar possíveis focos de conflitos.

"Obedeço à vontade do falecido rei, para bem da nação e da população tailandesa", disse o novo monarca na cerimónia de entronização – perante o presidente do Parlamento – que foi transmitida pela televisão para todo o país.

O novo rei, de 64 anos, tinha pedido uma adiamento à coroação, depois da morte do pai, a 13 de Outubro. Os analistas dizem que foi uma forma de vincar, junto dos militares, que é ele o rei e que o calendário seria determinado por si. O luto oficial pela morte do rei Bhumibol vai durar um ano.