PÚBLICO volta a receber financiamento da Google

Vão ser investidos 1,6 milhões de euros em Portugal, de um total de 24 milhões em toda a Europa.

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Projecto envolve informação de cariz regional em ano de autárquicas DANIEL ROCHA

O PÚBLICO foi o único meio de comunicação de dimensão nacional a receber apoio da Google na segunda ronda do Fundo de Inovação Digital News Initiative. Depois de já ter recebido apoio na primeira ronda para o projecto P24, que será lançado em breve, o novo projecto que envolve o PÚBLICO recebe agora um apoio de 500 mil euros da empresa tecnológica norte-americana.

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O PÚBLICO foi o único meio de comunicação de dimensão nacional a receber apoio da Google na segunda ronda do Fundo de Inovação Digital News Initiative. Depois de já ter recebido apoio na primeira ronda para o projecto P24, que será lançado em breve, o novo projecto que envolve o PÚBLICO recebe agora um apoio de 500 mil euros da empresa tecnológica norte-americana.

O PÚBLICO encabeçou um consórcio que inclui outros 14 parceiros: Jornal de Abrantes, Jornal da Bairrada, Região de Leiria, Rádio Antena Livre, Diário do Sul, Rádio Telefonia, Campeão das Províncias, Notícias de Vouzela, Notícias de Lafões, O Despertar, Terras de Sicó, Rádio Regional do Centro, Rádio Soberania, Rádio Botaréu. Estes títulos e rádios uniram-se para promover um conceito de jornalismo estruturado que envolve a informação de cariz regional e permitirá a estes meios de comunicação aumentar a relevância noticiosa em ano de eleições autárquicas.

O outro projecto de grande dimensão apoiado pela tecnológica norte-americana envolve a Plataforma de Meios Privados, uma associação de empresas privadas do sector dos media que junta os títulos da Cofina, da Global, da Impresa, da Media Capital, da R/Com e do PÚBLICO. Para além destes dois projectos a receber apoio da Google, foram atribuídas verbas a quatro protótipos portugueses.

Com a DNI, a Google tinha-se comprometido a gastar 50 milhões de euros por ano, durante três anos, na modernização dos meios de comunicação europeus — capacitando-os nas áreas de novos produtos, investigação e formação. Decorreram dois concursos, tendo como parâmetros definidos “o impacto, a inovação e a viabilidade do projecto”. E a escolha, pela segunda vez consecutiva, de uma proposta que envolve o PÚBLICO, é a confirmação da opção digital que o título efectuou ao longo do último ano.

Um terço dos projectos apoiados nesta ronda resulta de propostas feitas em parceria (como, aliás, é o caso do PÚBLICO), revelando uma preferência da tecnológica norte-americana pelas iniciativas em colaboração. Na Europa foram já apoiados 252 projectos, sendo de destacar o volume de investimento feito em Portugal, que é muito superior ao valor relativo do país em comparação com as restantes nações europeias: o país arrecadou quase 7% do total investido pela Google, ficando apenas atrás de Alemanha, Espanha, Reino Unido e França.