Passageiros frequentes vão ter direito a passaporte com mais páginas

Novo documento de identificação dos viajantes vai estar disponível no próximo ano.

Foto
Objectivo também é aumentar a validade dos passaportes PÚBLICO/Arquivo

O Governo quer criar um passaporte específico para os passageiros frequentes, que contenha mais páginas do que o actual. O objectivo, a concretizar no terceiro trimestre do próximo ano, pretende resolver o problema da “reduzida validade e morosidade na emissão de documentos pessoais”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Governo quer criar um passaporte específico para os passageiros frequentes, que contenha mais páginas do que o actual. O objectivo, a concretizar no terceiro trimestre do próximo ano, pretende resolver o problema da “reduzida validade e morosidade na emissão de documentos pessoais”.

Ainda na área da mobilidade, será lançada a chamada “Carta sobre Rodas” para permitir tratar da emissão e revalidação da carta de condução (para as categorias A e B) sem sair de casa. Para que tal aconteça, a partir do primeiro trimestre de 2017, os atestados passarão a ser enviados electronicamente e directamente pelos médicos ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a referência à morada será eliminada e a fotografia e a assinatura serão imediatamente transmitidas. No final do processo, recebe-se um SMS ou um email a avisar que a carta já chegou ao destino escolhido.

Dentro do IMT, também estão previstas alterações, que passam essencialmente por tornar mais acessíveis os serviços que faculta, prevendo-se que passe a ser possível gerir online, já a partir do segundo trimestre deste ano, a revalidação da carta de condução ou a emissão de uma segunda via, por exemplo. Neste instituto serão feitas ainda mudanças para melhorar o atendimento, no primeiro trimestre do próximo ano, nomeadamente a implementação de um sistema integrado de gestão de filas de espera.