Trent Reznor, Eddie Vedder e Sharon Van Etten no novo Twin Peaks

Regresso à cidade-série criada por David Lynch em 1990 vai contar com muito do elenco original e novos nomes mais ou menos inesperados. Naomi Watts, Monica Bellucci ou Jennifer Jason Leigh juntam-se à lista divulgada esta segunda-feira.

Foto

Não se sabe que papéis desempenharão na terceira temporada de Twin Peaks mas entre as duas centenas de nomes acabados de revelar esta segunda-feira na conta de Facebook da série estão músicos como Trent Reznor, frontman dos Nine Inch Nails, Eddie Vedder, vocalista e guitarrista a solo e dos Pearl Jam, a cantautora Sharon Van Etten ou a cantora e actriz Sky Ferreira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Não se sabe que papéis desempenharão na terceira temporada de Twin Peaks mas entre as duas centenas de nomes acabados de revelar esta segunda-feira na conta de Facebook da série estão músicos como Trent Reznor, frontman dos Nine Inch Nails, Eddie Vedder, vocalista e guitarrista a solo e dos Pearl Jam, a cantautora Sharon Van Etten ou a cantora e actriz Sky Ferreira.

A longa lista divulgada via Facebook parece indicar que as filmagens da nova temporada terão terminado – "The cameras have stopped rolling", ou "as câmaras pararam de rodar", lê-se na página  e provoca com a frase "A key piece of the mystery is revealed" ("uma parte-chave do mistério é revelada), não sendo claro se se refere ao rol que depois elenca, e em que distingue com um asterisco os regressos da primeira e da segunda temporadas (Kyle MacLachlan, Sheryl Lee, Sherilyn Fenn ou David Duchovny). Um dos nomes que se mantêm em relação à série revolucionária da década de 1990 é Julee Cruise, autora da fantasmagórica Falling, cuja versão instrumental serve de genérico a Twin Peaks.

A percepção geral é de que os 217 nomes dizem respeito ao elenco completo, sendo que nada surge, à hora de publicação desta notícia, na base de dados IMDb. Sobre os músicos na lista, não é certo que papel desempenharão, nomeadamente se estarão frente às câmaras como actores, a compor música orginal ou a disponibilizar temas seus para a criação televisiva de David Lynch e Mark Frost. Reznor (cuja mulher e música Mariqueen Maandig também faz parte de Twin Peaks) e Vedder já fizeram todas essas actividades em cinema ou na televisão no passado, sendo que Van Etten contribuiu para várias banda-sonoras e tem dois papéis creditados como actriz. Sky Ferreira é também actriz.

A lista desta segunda-feira diz respeito ao projecto de Lynch que pretende regressar à cidade onde mataram Laura Palmer 25 anos depois do seu final, em 1991, desta feita no canal Showtime. Primeiro mantido sob grande secretismo, o projecto teve depois um percalço bastante público quando o realizador teve um diferendo com o canal e se afastou do projecto, tendo os seus actores feito uma campanha em vídeo apelando ao seu regresso. A produção normalizou e agora tudo indica que se confirma o regresso da série para a Primavera de 2017, com nove novos episódios. Associados ao projecto estarão nomes que ainda não eram conhecidos como a actriz italiana Monica Bellucci, o jovem actor americano Michael Cera, Naomi Watts (uma das protagonistas de Mulholland Drive, de Lynch), ou uma Jennifer Jason Leigh acabada de voltar à primeira linha depois de Os Oito Odiados, de Tarantino.

Entre os nomes revelados pela produção constam ainda Laura Dern, Jim Belushi e Ruth Radelet dos Chromatics, além de Tim Roth, Richard Chamberlain, Tom Sizemore, Amanda Seyfried ou Ashley Judd. O nome de Lynch surge também no rol, com o devido asterisco, sabendo-se que retomará o papel do investigador do FBI Gordon Cole. O cineasta vai realizar todos os episódios e o guião da temporada é seu e de Frost.