Antiga primeira-ministra da Nova Zelândia na corrida para secretária-geral da ONU

Helen Clark é considerada uma forte candidata e a sua entrada na corrida vem pressionar a que pela primeira vez seja escolhida uma mulher para o lugar.

Foto
Helen Clark, a par de Guterres, são os únicos candidatos que não são do leste da Europa Reuters

A directora do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e antiga primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, oficializou esta segunda-feira a sua candidatura a secretária-geral das Nações Unidas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A directora do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e antiga primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, oficializou esta segunda-feira a sua candidatura a secretária-geral das Nações Unidas.

“Estou a candidatar-me com base na minha comprovada experiência em liderança durante quase três décadas, tanto no meu país como, aqui, nas Nações Unidas”, disse Helen Clark à AFP.

Clark, que foi primeira-ministra entre 1999 e 2008, cumprindo três mandatos, considerou ter a “experiência” e os “atributos necessários para o trabalho”.

Na corrida ao lugar de secretário-geral da ONU está também o antigo primeiro-ministro português António Guterres, que no final de 2015 cessou funções como Alto Comissário da ONU para os Refugiados.

Ao todo, oito pessoas apresentaram a sua candidatura. Quatro são mulheres — outra das candidatas é a directora-geral do Fundo da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a búlgara Irina Bokova, a favorita da Rússia, segundo os observadores.

Helen Clark é considerada uma forte candidata à sucessão do sul-coreano Ban Ki-moon e os analistas frisam que a sua entrada na corrida vem pressionar a que pela primeira vez em 70 anos de História da organização seja escolhida uma mulher para o lugar.

“O posto de secretário-geral significa dar voz a sete mil milhões de pessoas que procuram esperança e apoio na ONU”, disse a candidata que, em 2009, iniciou funções como directora do Programa da ONU para o Desenvolvimento.

Apesar de o secretário-geral ser eleito pela Assembleia-Geral da ONU, o processo era tradicionalmente controlado na penumbra pelas cinco potências do Conselho de Segurança, que recomendava o candidato que por norma era o escolhido. A procura de uma maior transparência no processo levou a Assembleia-Geral a adoptar uma metodologia diferente — este ano, e a partir de 12 de Abril, começam em Nova Iorque entrevistas com os candidatos.

Apesar de não haver uma regra escrita, o cargo é, por norma, ocupado por rotação entre as várias regiões, devendo este ano ser para um representante do Leste da Europa. António Guterres e Helen Clark são os únicos candidatos que não são do Leste da Europa.