Solução para aeroporto de Lisboa em 2016

Governo quer definir ainda este ano uma resposta ao futuro esgotamento da Portela. Estudos sobre adaptação do Montijo vão ser aprofundados.

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Discussão em redor do aeroporto da Portela já duram há quatro décadas Pedro Nunes

No relatório que acompanha o Orçamento do Estado (OE) para 2016, o Governo assume o “compromisso de decidir, em 2016, a solução futura para o desenvolvimento da capacidade aeroportuária na área metropolitana de Lisboa”. No documento, o executivo frisa que analisará “de modo prioritário a opção integrada entre o aeroporto da Portela e outro aeroporto complementar”.

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No relatório que acompanha o Orçamento do Estado (OE) para 2016, o Governo assume o “compromisso de decidir, em 2016, a solução futura para o desenvolvimento da capacidade aeroportuária na área metropolitana de Lisboa”. No documento, o executivo frisa que analisará “de modo prioritário a opção integrada entre o aeroporto da Portela e outro aeroporto complementar”.

Este caminho é defendido, no documento, por assegurar “uma gestão eficiente e sustentada em termos operacionais e económicos do crescimento estimado do tráfego para a procura aeroportuária de Lisboa”.

O debate em redor da ampliação da capacidade aeroportuária na capital já dura há mais de quatro décadas. O anterior Governo PSD/CDS afastou a hipótese de construção, no curto prazo, de um novo aeroporto em Alcochete, mas também nunca chegou a tomar uma decisão sobre a adaptação de uma infra-estrutura já existente para servir de complemento à Portela.

Pelo caminho, deu-se a privatização da gestora aeroportuária ANA, o que fez com que um novo interlocutor entrasse nesta discussão: o grupo francês Vinci, que adquiriu a empresa pública.

No final de Janeiro, o Governo admitiu que iria aprofundar os estudos sobre a solução que parece ser mais consensual: a adaptação da base aérea do Montijo para que absorva parte do tráfego que hoje é movimentado no aeroporto de Lisboa.

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