Bolsa de Lisboa abre dia em terreno positivo

Mercado lisboeta inicia dia de forma mais positiva, com valorização de 0,11%, depois de nova descida no dia anterior.

Foto
Bolsa de Lisboa tem registado quedas fortes esta semana Foto: Miguel Madeira

A Bolsa de Lisboa abriu esta quinta-feira em terreno positivo, com o PSI20, o índice de referência da praça lisboeta, a subir 0,11%, para os 5.254,88 pontos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Bolsa de Lisboa abriu esta quinta-feira em terreno positivo, com o PSI20, o índice de referência da praça lisboeta, a subir 0,11%, para os 5.254,88 pontos.

Na quarta-feira, o PSI20 encerrou a sessão em queda, a recuar 0,13%, para os 5.249,24 pontos, em contraciclo com as restantes praças na Europa, penalizada pelas perdas da banca e da energia. Entre as 18 cotadas que integram o PSI20, nove recuaram e nove valorizaram-se. Os títulos da EDP lideraram as perdas da sessão, tendo recuado 3,11%, para 3,14 euros. Já a Galp derrapou 0,98%, para 9,82 euros.

Na Europa, o dia foi positivo em todas as praças: Paris (CAC) avançou 0,82%, Frankfurt (DAX) valorizou 0,70%, Londres (FTSE) subiu 0,35% e Madrid (IBEX) ganhou 0,39%. Lisboa fechou em contraciclo, um dia depois de o Governo de coligação do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter sido derrubado por uma moção de rejeição no parlamento, aprovada após um acordo de incidência parlamentar firmado entre o PS, PCP e Bloco de Esquerda.