Film4Climate, o teu vídeo pode ajudar o planeta

Os concorrentes devem filmar um pequeno vídeo onde apresentem problemáticas ou soluções para evitar a mudança climática a que todos assistimos

A Connect4Climate, organização global que defende a problemática das alterações climáticas, lançou um novo desafio em parceria com o Vimeo e o World Bank Group.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Connect4Climate, organização global que defende a problemática das alterações climáticas, lançou um novo desafio em parceria com o Vimeo e o World Bank Group.

A iniciativa chama-se #Film4Climate e o objectivo é ajudar a salvar o planeta. Para fazer parte deste desafio, os concorrentes devem filmar um pequeno vídeo onde apresentem problemáticas ou soluções para evitar a mudança climática a que todos assistimos. Aspirantes a realizadores e cidadãos de todo mundo estão convidados a documentar problemáticas e soluções relativas a essas mudanças.

Darnell Witt, director do Vimeo, em declarações à Connect4climate referiu que “o vídeo é um formato muito poderoso, uma boa maneira de partilhar e documentar mensagens”, concluindo que este “tem o poder de mudar as perspectivas, opiniões e corações”, uma ferramenta fantástica que pode incentivar as pessoas a tornarem-se mais conscientes e mais activas relativamente a esta temática.

Consciencializar as pessoas das drásticas mudanças climáticas é o princípio da Connect4Climate e do World Bank Group. Juntos têm um papel preponderante nesta causa. Jim Yong Kim, presidente do WBG, sublinhou que o objectivo deste projecto é consciencializar as pessoas sobre as mudanças climáticas e estabeleceu uma relação entre os danos ambientais e os problemas económicos que o mundo enfrenta, justificando que pobreza e alterações climáticas estão relacionadas sendo “impossível acabar com a pobreza no mundo, se as alterações climáticas não forem resolvidas.”

O concurso será aberto a todos e não há limite máximo de equipas, nem de membros dentro de cada equipa. Para participar os concorrentes devem gravar o seu vídeo no dia 29, dia em que decorre a iniciativa #Film4Climate, editá-lo (máximo permitido três minutos) e fazer o seu upload para a plataforma Vimeo. Tudo isto no prazo máximo de 24 horas.

Todos os vídeos serão apresentados no dia seguinte na 21st Conference of the Parties (COP21), em Paris, onde se irá assinar um acordo referente às emissões de gases responsáveis pelo efeito de estufa.

Após a apresentação no COP21 (dia 30 de Novembro), o Word Bank Group garante que todos os vídeos serão editados por um cineasta profissional com o intuito de serem rodados e apresentados em 2016 no WBG aos seus parceiros de forma a serem implementadas soluções para o combate às alterações climáticas.