James MacMillan compõe peça para concerto da Orquestra Gulbenkian em Fátima

Estreia marcada para 13 de Outubro de 2017. MacMillan compôs a ópera Inês de Castro, para o Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.

Foto
James MacMillan DR

Segundo informação do santuário de Fátima, "um dos mais reconhecidos compositores da actualidade, James MacMillan, acedeu ao convite para escrever uma obra para o concerto de encerramento do centenário das aparições".

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Segundo informação do santuário de Fátima, "um dos mais reconhecidos compositores da actualidade, James MacMillan, acedeu ao convite para escrever uma obra para o concerto de encerramento do centenário das aparições".

"Com estreia marcada para 13 de Outubro de 2017, trata-se da próxima peça que o compositor escocês irá escrever – estando neste momento a trabalhar no seu Stabat Mater –, e para a qual tem vindo a pesquisar há largos meses, inclusive participando na peregrinação a Fátima por ocasião das celebrações de Maio, na Cova da Iria", adianta a instituição.

Citado numa nota de imprensa do santuário, o compositor, que recebeu este ano, da rainha de Inglaterra, o título de cavaleiro pelos serviços prestados à música, diz ser benéfico "poder pensar com anos de antecedência sobre uma peça". "As ideias tornam-se subliminares e subconscientes e como que trabalham subterraneamente. E acabo por escrever a música com uma grande preparação subconsciente. Por isso, a visita a Fátima foi vital", considerou James MacMillan.

Segundo o santuário, "além de ser um dos compositores mais interpretados da actualidade, James MacMillan é reconhecido pela expressão pública das suas convicções religiosas". "Conquistou fama internacional em 1990, quando viu interpretada a obra The Confession of Isobel Gowdie nos Concertos Promenade de Londres, no Royal Albert Hall, auferindo uma recepção entusiástica do público. O seu repertório inclui ainda a ópera Inês de Castro, escrita por ocasião da Capital Europeia da Cultura 2001, no Porto", acrescenta a nota de imprensa.

A Sinfónica de Londres, a Filarmónica de Nova Iorque, a Filarmónica de Los Angeles e a Orquestra de Cleveland já interpretaram a sua música, e o concerto para percussão Veni, Veni Emmanuel, estreado em 1992, já foi apresentado mais de 200 vezes.