Do hedonismo de Poiares Maduro ao arroz de cabidela da mãe de Duarte Marques

O coelho é o animal preferido de Durão Barroso, “em homenagem” ao eurodeputado e director da Universidade de Verão do PSD, Carlos Coelho, e ao actual líder do partido, Passos Coelho.

Fotogaleria

Tal como em edições anteriores, nesta Universidade de Verão do PSD, a decorrer até 30 de Agosto em Castelo de Vide, os oradores são desafiados a levantarem um pouco o véu acerca dos seus gostos. Nas informações distribuídas pelos cem jovens inscritos, ao lado de alguns extensos e técnicos currículos, aparecem pequenas fichas com respostas tão sintéticas como surpreendentes acerca das preferências dos convidados.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Tal como em edições anteriores, nesta Universidade de Verão do PSD, a decorrer até 30 de Agosto em Castelo de Vide, os oradores são desafiados a levantarem um pouco o véu acerca dos seus gostos. Nas informações distribuídas pelos cem jovens inscritos, ao lado de alguns extensos e técnicos currículos, aparecem pequenas fichas com respostas tão sintéticas como surpreendentes acerca das preferências dos convidados.

O vice-presidente e porta-voz do PSD, Marco António Costa, admite que o seu hobby é o cinema e deixa duas sugestões: o filme Lincoln e a série House of Cards. Quanto a leituras, dá como dica para as férias “um autor português de sucesso internacional: Daniel Silva”, com o livro O Caso Rembrandt. Quanto a comida, é a tradicional portuguesa. Animal: cão. E a qualidade que mais aprecia, a honestidade.

“Camarão de Espinho de entrada, uma sopa de peixe feita por mim e leitão da bairrada fariam uma refeição perfeita”, escreve o presidente do grupo parlamentar do PSD Luís Montenegro, que gosta de praticar voleibol de praia e tem uma predilecção pelo golfinho. Aprecia a honestidade e, quanto a filmes, escolhe Dossier Pelicano (Alan J. Pakula). Nas leituras, a preferência vai para Winston Churchill – Uma Vida, de Sir Martin Gilbert.

Porque falham as nações (Daron Acemoglu e James A. Robinson) é a sugestão de Duarte Marques. Na sétima arte, Citizen Kane, de Orson Welles (a mesma, aliás, do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva).

Sobre hobbies, Poiares Maduro não esconde: “O hedonismo em geral… mas, em particular, cinema, cozinhar e jogar futebol.” E, quanto a comida, prefere “a que está constantemente a ser reinventada”.

Na impossibilidade de transcrever todos os gostos de cada um dos oradores, destacamos ainda a escolha de Poiares Maduro no cinema: Mr. Smith goes to Washington (Frank Capra) e Unforgiven (Clint Eastwood).

A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que aprecia a coragem, aproveita os tempos livres para ler e elege Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. Bife na pedra, no prato, e, quanto a animais, gatos.

Arroz de frango é a ementa de eleição de Paulo Rangel que, quando o assunto são as qualidades humanas, destaca a frontalidade.

Nos hobbies, o centrista Nuno Melo escreve: “Recuperação de [automóveis] clássicos”. Animal? Elefante. Filme: O Resgate do Soldado Ryan (Steven Spielberg).

Obviamente, o animal preferido do eurodeputado e director desta Universidade de Verão, Carlos Coelho, é… o coelho. Uma escolha em consonância com a do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso que a justifica desta forma: “O Coelho (em homenagem à persistência do director da Universidade de Verão que conseguiu arrancar-me as respostas a este questionário e, já agora, em homenagem ao líder do PSD)".

Ovos verdes são as preferências gastronómicas de Durão Barroso, “marcha” nos tempos livres, e as Asas do Desejo de Wim Wenders na tela. Nas pessoas admira: “A generosidade. A capacidade de amar os outros”. A esta questão Maria de Fátima Bonifácio esquiva-se: “Pergunta demasiado íntima”.

Sashimi no menu do banqueiro Horta Osório e brincadeiras com os netos para os melhores momentos de lazer de Leonor Beleza.