Morreu o presidente da Nintendo, Satoru Iwata

A companhia anunciou no domingo a morte daquele que era o seu presidente desde 2002. Satoru Iwata morreu no sábado, aos 55 anos, vítima de cancro.

Foto
AFP/Toru YAMANAKA

Apenas dois anos depois de ter entrado na Nintendo, em 2000, Iwata foi nomeado o quarto presidente da empresa sedeada em Quioto e o primeiro que não pertencente à família Yamauchi.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Apenas dois anos depois de ter entrado na Nintendo, em 2000, Iwata foi nomeado o quarto presidente da empresa sedeada em Quioto e o primeiro que não pertencente à família Yamauchi.

Antes de se juntar aos quadros da multinacional japonesa, Satoru Iawata trabalhou desde a década de 1980 como programador no estúdio HAL, uma subsidiária da Nintendo, responsável pelo desenvolvimento de jogos como Super Smash Bros.

A consola Wii, lançada em 2006 e considerada um dos maiores sucessos comerciais da firma, surgiu durante a sua presidência. Outro dos marcos da sua direcção foi o lançamento da Nintendo DS, em 2004. A consola com dois ecrãs, um dos quais táctil, impulsionou a vendas na primeira década do século XXI, permitindo à marca atingir novos públicos.

A gigante nipónica anunciou ainda que Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto, membros da direcção de Iwata e dois históricos da companhia, assumem a presidência de forma interina, numa altura em que a empresa procura uma nova estratégia que a faça regressar aos bons resultados.

De acordo com o Financial Times, as vendas da Nintendo atingiram o pico no biénio 2008-2009, com um resultado de 15 mil milhões de dólares, e têm vindo a regredir desde então.

Para inverter a tendência, Satoru Iwata tinha anunciado, em Março, que a Nintendo iria finalmente disponibilizar os seus jogos para smartphone e tablet, quebrando a resistência da marca em entrar naquele mercado. Cinco jogos da companhia vão passar a poder ser jogados em dispositivos móveis, através de uma parceria com a empresa japonesa de jogos para aquelas plataformas DeNA, responsável pelo desenvolvimento das aplicações. 

A Nintendo foi fundada em 1889 e era originalmente uma empresa regional, alicerçada na venda de um popular jogo de cartas. Foi pelas mãos de Hiroshi Yamauchi que a empresa deu o salto para gigante internacional dos videojogos.