Governo nomeia conselheiros para venda da CP Carga e EMEF no dia da entrega de propostas

Eduardo Cardadeiro, antigo administrador do regulador das comunicações, lidera as duas comissões de acompanhamento.

Foto
CP Carga e EMEF fazem parte do grupo CP Nelson Garrido

A nomeação da equipa que irá fiscalizar o processo de venda foi publicada na terça-feira, exactamente o mesmo dia em que terminava o prazo para a apresentação de propostas de aquisição das duas empresas do universo CP.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A nomeação da equipa que irá fiscalizar o processo de venda foi publicada na terça-feira, exactamente o mesmo dia em que terminava o prazo para a apresentação de propostas de aquisição das duas empresas do universo CP.

Num despacho assinado pelo primeiro-ministro, é nomeado presidente das duas comissões o economista Eduardo Cardadeiro, antigo administrador da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). A equipa conta ainda com Inês Fonseca Pinto, docente no ISEG, e o advogado Sérgio Cabo.

O documento refere que esta comissão, à semelhança de outras que têm sido criadas para acompanhar processos do mesmo tipo, “tem por missão apoiar tecnicamente o processo de reprivatização” da CP Carga e da EMEF, “de modo a garantir a observância dos princípios da transparência, do rigor, da isenção, da imparcialidade e da melhor defesa do interesse público”.

Uma das suas funções será apresentar um relatório, a entregar ao Governo, que ajudará na escolha dos vencedores. Esse documento, com carácter preliminar, será seguido de um outro mais definitivo em que também será avaliada a actuação do executivo.

Na terça-feira, a CP informou em comunicado que foram recebidas quatro ofertas de compra pela CP Carga, que se dedica ao transporte de mercadorias por modo ferroviário, e duas pela EMEF, que faz a manutenção dos comboios.

Para a primeira surgiram propostas da Cofihold, da MSC, da Springwater e da Athena. E, para a EMEF, foi manifestado o interesse do grupo francês Alstom e da alemã Bavaria. O Governo pretende decidir quem vai ficar com as duas empresas até ao final do mês, cumprindo mais um ponto do programa de privatizações acordado com a troika.