Facebook testa opção que permite pesquisa de links sem a ajuda do Google

Rede social está a tentar concentrar o máximo de funcionalidades possível para impedir fugas para serviços fora do feed de notícias.

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O Facebook confirma que está a testar a opção mas não avança se esta será alargada a todos os utilizadores Dado Ruvic/Reuters

A opção foi detectada pelo site TechCrunch, que questionou o Facebook sobre a funcionalidade. Na resposta, um porta-voz da rede social confirmou que a empresa está a testar uma “nova forma de se poder adicionar um link que já tenha sido partilhado no Facebook nos posts ou comentários” do utilizador. A mesma fonte indicou que a opção só está disponível para um pequeno grupo de utilizadores nos Estados Unidos.

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A opção foi detectada pelo site TechCrunch, que questionou o Facebook sobre a funcionalidade. Na resposta, um porta-voz da rede social confirmou que a empresa está a testar uma “nova forma de se poder adicionar um link que já tenha sido partilhado no Facebook nos posts ou comentários” do utilizador. A mesma fonte indicou que a opção só está disponível para um pequeno grupo de utilizadores nos Estados Unidos.

O site experimentou a opção. Quando, por exemplo, um tema ou nome é colocado no campo de pesquisa, o Facebook mostra uma lista de links de sites cujo conteúdo corresponde ao procurado e que o utilizador pode querer partilhar. O utilizador consegue pré-visualizar o que está nesses sites, escolher um e adicioná-lo à cronologia com a possibilidade de partilhá-lo com uma citação ou um comentário, à semelhança do que já acontece quando é feita a partilha de uma notícia, por exemplo.

Os links apresentados parecem ser sugeridos com base no que os utilizadores estarão mais propensos a partilhar e nos que foram partilhados recentemente por um grande número de utilizadores. Segundo o TechCrunch, o Facebook terá indexado mais de mil milhões de posts para permitir que os utilizadores pudessem pesquisar links que tenham sido partilhados por amigos ou páginas seguidas. “Isso significa que o seu campo de pesquisa é alimentado por dados que o Google não tem”, escreve o site.

A opção Add a Link terá como objectivo manter os utilizadores do Facebook o mais tempo possível dentro da rede social, sem ser necessário recorrer aos serviços de pesquisa do Google para aceder a conteúdos ou perder tempo a procurar no feed de notícias por um link visto no passado para partilhá-lo.

O TechCrunch sugere que a criação da opção pode estar também relacionada com os recentes esforços do Facebook para que os editores publiquem conteúdos directamente no site. Ao conseguir dar este passo e permitindo aos utilizadores pesquisar conteúdos na sua aplicação para dispositivos móveis, o Facebook está a facilitar a leitura e partilha de notícias sem ser necessário sair da rede social.

A nova opção surge depois de, em Dezembro do ano passado, o Facebook ter anunciado que iria facilitar a pesquisa de posts partilhados com o utilizador, seja um vídeo, uma notícia ou fotografias de amigos, permitindo encontrar mensagens por uma palavra ou frase.

A rede social passou a permitir a pesquisa entre posts que tenham sido partilhados, através de uma palavra ou de uma frase, sem um intervalo de tempo. Quando se escreve algo no campo de pesquisa no Facebook, localizado no topo da página, surgem sugestões ligadas à palavra ou nome mais pesquisados pelo utilizador.