Porto vence prémio de design com a nova imagem gráfica

A marca "Porto.", concebida por Eduardo Aires, foi distinguida pela associação internacional para o design e publicidade D&AD

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A nova imagem gráfica da cidade do Porto, apresentada em Setembro de 2014, foi distinguida no festival de 2015 da associação internacional para o design e publicidade D&AD, divulgou esta sexta-feira a autarquia. A marca "Porto.", fruto da criatividade do atelier White Studio, foi o escolhido na categoria "Branding" na edição do festival cujos prémios serão entregues no próximo dia 21 de Maio em Londres.

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A nova imagem gráfica da cidade do Porto, apresentada em Setembro de 2014, foi distinguida no festival de 2015 da associação internacional para o design e publicidade D&AD, divulgou esta sexta-feira a autarquia. A marca "Porto.", fruto da criatividade do atelier White Studio, foi o escolhido na categoria "Branding" na edição do festival cujos prémios serão entregues no próximo dia 21 de Maio em Londres.

"Estes prémios são dos mais importantes do mundo, tendo este ano o júri composto por 187 designers, apreciado 22 mil trabalhos, oriundos de 85 países", assinala a Câmara Municipal do Porto em comunicado.

A marca, encomendada pela Câmara do Porto à White Studio, foi apresentada a 29 de Setembro de 2014 e visou desenvolver a imagem corporativa da autarquia mas também a criação de uma marca de cidade. Concebida por Eduardo Aires, a nova imagem gráfica da cidade pretendeu reunir todos os elementos do município, assumindo-se como um "rosto novo" que "se exprime na palavra Porto" e apela "simultaneamente a algo que já existe há muito tempo".

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"Também a cor foi um aspecto fundamental da proposta. As igrejas e os edifícios revestidos de azulejos ocupam um lugar dominante no imaginário dos portuenses e dos visitantes. O azulejo cativou-nos por ser uma espécie de retrato estático da vida urbana. Os painéis de azulejos são contadores de histórias", referiu Eduardo Aires na apresentação da imagem em setembro.

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No comunicado desta sexta-feira, a câmara refere não ser comum "uma marca de cidade ganhar prémios deste género" e que a "Porto." é "candidata a outros grandes prémios internacionais de design de comunicação".