Alunos portugueses recebem ouro, prata e bronze nas Olimpíadas Ibero-americanas de Filosofia

Em competição estiveram alunos de cinco países.

Foto
Daniel Rocha

José Nuno Forte ganhou a medalha de ouro, Maria Beatriz Santos a medalha de prata e Hugo Ferreira a de bronze.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

José Nuno Forte ganhou a medalha de ouro, Maria Beatriz Santos a medalha de prata e Hugo Ferreira a de bronze.

A segunda edição das Olimpíadas contou com a participação de Portugal, Espanha, Costa Rica, México e República Dominicana e cada país podia inscrever até cinco alunos.

A prova, com a duração de três horas, foi realizada pelos jovens no seu país de origem e consistiu na elaboração de um ensaio filosófico, que foi avaliado por um júri composto por especialistas dos países concorrentes.

A Prosofos, que apoiou a prova, considerou que os resultados alcançados pelos alunos portugueses foram excepcionais e são motivo de orgulho para todos.

"É a prova inequívoca do talento invulgar dos jovens portugueses para a reflexão filosófica e da qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores de Filosofia no nosso país", considera a associação num comunicado.