Adolescente transgénero é o rosto de uma nova linha de cuidados para a pele

Jazz Jennings nasceu menino, em 2001, mas agora é uma menina. Aos 14 anos, Jazz é uma estrela no YouTube, defende os direitos dos transgénero e é o novo rosto da marca Clean & Clear

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Tal como Lea T – a primeira modelo transgénero a assinar contrato com a marca de produtos para cabelo Redken –, também Jazz Jennings está a mudar mentalidades na indústria da beleza. A marca de cosméticos norte-americana Clean & Clear convidou-a para ser a cara de uma nova campanha publicitária a uma linha de produtos de cuidada para a pele e a adolescente aceitou.

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Tal como Lea T – a primeira modelo transgénero a assinar contrato com a marca de produtos para cabelo Redken –, também Jazz Jennings está a mudar mentalidades na indústria da beleza. A marca de cosméticos norte-americana Clean & Clear convidou-a para ser a cara de uma nova campanha publicitária a uma linha de produtos de cuidada para a pele e a adolescente aceitou.

“Vê o meu eu verdadeiro”, é o slogan do vídeo que já está online e a ser exibido nos canais de televisão norte-americanos, com o objectivo de promover a beleza natural de cada um. Em pouco mais de um minuto, Jennings explica as dificuldades por que passou na escola, quando mudou de sexo e conta que este ano decidiu “fazer uma mudança e sair para fazer novos amigos”. Festas de pijama com amigas raparigas, brincadeiras e conversas de meninas fazem agora parte da sua rotina.

No Twitter, muitos aplaudiram a decisão da marca e a sua contribuição para a mudança das definições clássicas de beleza em campanhas publicitárias. “Parabéns à Clean & Clear por dar um passo em frente para promover a tolerância” ou “A Jazz é tão inspiradora. Um aplauso também para a marca”, foram algumas das reacções dos utilizadores à campanha e à escolha da “modelo”. Além da escolha de Jennings, a Clean & Clear convida todos a partilharem histórias reais com a hashtag #SeeTheRealMe.

Em entrevista ao Huffington Post, a adolescente revelou que não tem muitos cuidados com a pele a não ser os “básicos” – exfoliante e creme hidratante – e explicou que é importante falar abertamente sobre estes assuntos. “É uma maneira de ajudar as meninas que estão a sofrer a descobrir quem realmente são. Espero que aprendam a ser corajosas e não se importem com o que as outras pessoas pensam”, defendeu.

Além de dar a cara pela Clean & Clear e de ser uma conhecida actividade dos direitos transgénero – o que lhe valeu um lugar na lista dos 25 adolescentes mais influentes de 2014 da revista Time – Jazz Jennings tem um canal próprio no YouTube onde conta vários episódios pessoais e vai ser a protagonista de uma série de 11 episódios sobre a sua vida, All That Jazz, produzida pelo canal de televisão TLC.