Facebook cria laboratório de empreendedorismo em favela brasileira

Projecto arrancou esta semana em Heliópolis, São Paulo, e a rede social admite alargar iniciativa a outras zonas do Brasil.

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No Brasil foram criados até agora cerca de 90 milhões de perfis, o que coloca o país no topo da lista dos principais mercados da rede social. Em Heliópolis, uma das favelas mais populosas de São Paulo, 90% da população tem um perfil no Facebook, que utiliza através dos próprios dispositivos ou por meio de programas de apoio à comunidade local, como a UNAS, a associação dos moradores da favela.

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No Brasil foram criados até agora cerca de 90 milhões de perfis, o que coloca o país no topo da lista dos principais mercados da rede social. Em Heliópolis, uma das favelas mais populosas de São Paulo, 90% da população tem um perfil no Facebook, que utiliza através dos próprios dispositivos ou por meio de programas de apoio à comunidade local, como a UNAS, a associação dos moradores da favela.

No âmbito do projecto Facebook na Comunidade, a rede social quer agora chegar aos pequenos empresários – estima-se que em Heliópolis existam cinco mil – e ajudá-los a estar representados no site e a promover os seus negócios a custos muito baixos, que em alguns casos não ultrapassam o valor de um real. O projecto pretende levar até à favela noções e formas de empreendedorismo e marketing digital.

O laboratório pode ser usado por qualquer pessoa e os cursos de formação são gratuitos. Segundo a revista brasileira Exame, as acções de formação vão contar com a participação de seis elementos da própria comunidade, que estarão disponíveis para ensinar os comerciantes nas suas lojas ou nas suas casas, quando estes não puderem frequentar os cursos.

"Estamos muito contentes em entregar o espaço para a comunidade de Heliópolis. Este é o pontapé inicial para colocarmos em prática o nosso projecto de capacitação nas comunidades brasileiras. A partir da experiência que tivermos na região, a nossa intenção é estimular o empreendedorismo em outras localidades no Brasil", explicou à Exame, Patrick Hruby, director geral para Micro e Pequenas Empresas do Facebook para América Latina.

Citado pelo El País, Hruby reforçou que este é o projecto do Facebook “mais importante de 2015 na América Latina”. “É um projecto-piloto de algo que pode se tornar viral, uma possibilidade que até agora não estava a ser considerada e que pode criar riqueza na comunidade”.

Também a associação UNAS saudou a chegada da rede social à favela, cujo laboratório foi inaugurado a 17 de Março. "A parceria com o Facebook contribui para o desenvolvimento local por meio do fortalecimento de negócios locais com a formação dos pequenos empreendedores, contribuindo para o compromisso com a educação e desenvolvimento integral da comunidade", afirmou a presidente da UNAS, Cleide Alves, que falou também à Exame.