Francisco sente que o seu papado será "breve"

Papa aponta o exemplo do seu antecessor, Bento XVI, para dizer que "hoje em dia um Papa emérito não é uma coisa rara".

Foto
"O que o Papa Bento fez foi abrir uma porta", disse Francisco VINCENZO PINTO/AFP

Numa entrevista ao canal de televisão mexicano Televisa, Francisco falou de vários temas, dando particular destaque ao tema da imigração, mas também à sua escolha como Papa.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Numa entrevista ao canal de televisão mexicano Televisa, Francisco falou de vários temas, dando particular destaque ao tema da imigração, mas também à sua escolha como Papa.

Pondo de lado a ideia de que tem assumido a posição de líder da Igreja Católica quase contrariado – "Não desgosto [de ser Papa]", disse à entrevistadora Valentina Alazraki –, Francisco deu a entender que a saída do Vaticano poderá estar mais próxima do que seria de esperar.

"Tenho a sensação de que o meu pontificado vai ser breve. Quatro ou cinco anos. Ou dois ou três, não sei. E dois já passaram", disse o Papa.

Sem apresentar qualquer motivo em especial, Francisco disse apenas que "é uma sensação um pouco vaga".

"Não sei o que é. Mas tenho a sensação de que o Senhor me escolheu para uma tarefa breve. Mas é uma sensação", disse.

Confrontado com a possibilidade de seguir os passos do seu antecessor, que renunciou ao cargo em Fevereiro de 2013, aos 85 anos, o Papa Francisco aproveitou para interpretar o acto da renúncia de um líder da Igreja Católica.

"O que o Papa Bento fez foi abrir uma porta. Há 70 anos não havia bispos eméritos, e hoje temos 1400. Ou seja, chegou-se à conclusão de que um homem, depois dos 75 anos, por volta dessa idade, não pode carregar com o peso de uma igreja em particular. O que o Papa Bento fez, com muita coragem, foi abrir as portas a Papas eméritos", disse Francisco.

Salientando que não concorda com o estabelecimento de uma idade máxima para o exercício do cargo, o Papa disse, ainda assim, que Bento XVI "não deve ser considerado como uma excepção, mas sim como uma instituição".

"Talvez seja o único durante muito tempo, talvez não. Mas foi aberta uma porta institucional. Hoje em dia, um Papa emérito não é uma coisa rara", frisou.

Em relação à imigração, o Papa Francisco disse que "a Europa está a repensar a situação" e elogiou a "generosidade" de Itália, em particular dos líderes políticos da ilha de Lampedusa, destino de quem consegue sobreviver à travessia do Mar Mediterrâneo.

"Hoje em dia, a emigração está muito relacionada com a fome, com a falta de trabalho", disse o Papa. "E com esta tirania de um sistema económico que põe o deus dinheiro no centro, e não as pessoas."