Avião solar iniciou volta ao Mundo

Primeira etapa do Solar Impulse 2 liga Abu Dhabi a Mascate, numa viagem de 400 quilómetros.

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Se tudo correr bem, nos próximos cinco meses a dupla Borschberg e Piccard vão estar aos comandos do Solar Impulse 2, um de cada vez, para uma viagem que tem como objectivo chamar a atenção para a energia sustentável. Como indica o site onde se pode acompanhar a missão em tempo real, com áudio directo do cockpit, o “Solar Impulse pretende mobilizar o entusiasmo do público a favor de tecnologias que permitam diminuir a dependência de combustíveis fósseis e induzir emoções positivas sobre energias renováveis”.

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Se tudo correr bem, nos próximos cinco meses a dupla Borschberg e Piccard vão estar aos comandos do Solar Impulse 2, um de cada vez, para uma viagem que tem como objectivo chamar a atenção para a energia sustentável. Como indica o site onde se pode acompanhar a missão em tempo real, com áudio directo do cockpit, o “Solar Impulse pretende mobilizar o entusiasmo do público a favor de tecnologias que permitam diminuir a dependência de combustíveis fósseis e induzir emoções positivas sobre energias renováveis”.

Solar Impulse foi desenhado pelos dois pilotos. É um avião experimental que viaja de dia e de noite com a energia do Sol. Tem uma envergadura de 72 metros, pesa 2300 quilos, pode voar em média a 90 quilómetros por hora e chega a uma altitude máxima de 8500 metros. Por cima das suas asas e dos seus estabilizadores estão 17.248 células solares que captam a energia solar que depois é acumulada em baterias de lítio. Desta forma, há energia para manter à noite os quatro propulsores que fazem o avião funcionar.  

Com um cockpit minúsculo, cabine não pressurizada, André Borschberg, 63 anos, diz que mais que técnico, este é um “desafio humano”. “Tecnicamente, temos um avião que pode voar de dia e de noite e que tem uma resistência praticamente infinita. Temos um avião que é durável em termos de energia. A questão é saber como poderá o piloto ‘durar’ quando tiver que sobrevoar o oceano durante quase uma semana”, explicou, durante a fase preparatória da missão.

A resistência dos pilotos terá um dos testes mais pesados no trajecto que o Solar Impulse 2 terá de percorrer entre Nankin, na China, e o Hawai, no Pacífico. Serão necessários cinco dias de navegação.  “Quando tentamos algo que nunca foi feito antes (...) não podemos saber com antecedência quais serão os problemas. Somos confrontados com o desconhecido e temos que encontrar todas as soluções, sejam técnicas, humanas ou logísticas”, admitiu Bertrand Piccard, 57 anos, antes de partir para a viagem de cinco meses.

Antes desta aventura, a dupla já tinha voado com o primeiro protótipo do Solar Impulse em viagens na Europa entre 2009 e 2011 e numa viagem entre a Espanha e Marrocos em 2012. Em 2013 realizou um périplo pelos Estados Unidos.