Vários ataques a locais de culto muçulmano em França

Tiros contra sala de preces, granadas contra mesquita e explosão em restaurante de kebabs.

Foto
Uma mesquita em Le Mans foi atacada na quarta-feira JEAN-FRANCOIS MONIER/AFP
Ainda na quarta-feira, em Port-la-Nouvelle, no Sul de França, houve dois disparos contra uma sala em que costumam rezar entre 30 a 50 muçulmanos, pelas 20h, já depois do fim das preces. Segundo as autoridades, um homem disparou duas vezes contra a porta com uma arma de baixo calibre, quebrando um vidro.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Ainda na quarta-feira, em Port-la-Nouvelle, no Sul de França, houve dois disparos contra uma sala em que costumam rezar entre 30 a 50 muçulmanos, pelas 20h, já depois do fim das preces. Segundo as autoridades, um homem disparou duas vezes contra a porta com uma arma de baixo calibre, quebrando um vidro.E em Les Mans, Noroeste, foram disparados tiros e lançadas granadas contra uma mesquita por volta da meia-noite de ontem, segundo a agência AFP citando fontes policiais. Uma das granadas explodiu e outras três foram encontradas intactas no interior da mesquita.Às 6h desta quinta-feira houve uma explosão num restaurante de kebabs perto de uma mesquita em Villefranche-sur-Saône (perto de Lyon), segundo o diário Le Progrès. A explosão foi de origem criminosa e deixou destruída a vitrina do estabelecimento. “Acredito que isto acontecimento esteja ligado ao acontecimento dramático de quarta-feira”, disse o presidente da Câmara da localidade ao jornal. O incidente está a ser investigado pela polícia judiciária.Não houve vítimas em nenhum dos incidentes.