O Natal cabe todo em Perlim, numa quinta mágica, à sombra de um castelo

Parque temático de Santa Maria da Feira tem cowboys, agentes secretos e uma pista de gelo para celebrar a época festiva. Está aberto até 4 de Janeiro e já recebeu mais de 40 mil visitantes.

Fotogaleria

Há coisas a acontecer em muitos lados. Marta não se acanha e pede à mãe para fazer slide, porque neste parque também há espaço para desportos radicais. E no slide tem duas opções: travessia em trenó em pequeno slide e um grande slide com parede de escalada. “Slide é fixe, mas ainda não vi tudo. Quero ver o Pai Natal e ir ao sítio dos doces”, conta com um sorriso.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Há coisas a acontecer em muitos lados. Marta não se acanha e pede à mãe para fazer slide, porque neste parque também há espaço para desportos radicais. E no slide tem duas opções: travessia em trenó em pequeno slide e um grande slide com parede de escalada. “Slide é fixe, mas ainda não vi tudo. Quero ver o Pai Natal e ir ao sítio dos doces”, conta com um sorriso.

O pedido de Natal para este ano está feito. “É um tablet, mas não é de chocolate”, avisa Marta com os olhos postos na mãe. A mãe Amélia Pinto está com Duarte, de três anos, ao colo. Duarte ficou fixado nos escorregas à entrada e não tardará a perceber que o homem velhinho de barbas brancas está ali bem perto e disponível para sessões fotográficas. “Vou tirar uma foto com o Pai Natal e quero ficar com ela”, informa a despachada Marta. Amélia Pinto veio mais uma vez de Braga para mostrar um mundo encantado aos dois filhos. “Para entrar no espírito de Natal”, explica. Marta interrompe. “A minha mãe é enfermeira e está sempre a trabalhar”. Amélia sorri. A visita por Perlim ainda agora começou e as pernas não conseguem estar quietas. “A ideia é gira e há muita oferta neste espaço”, diz Amélia Pinto.

Além de slide, Perlim tem uma pista de gelo coberta para maiores de cinco anos acompanhados por adultos. É uma novidade que tem cativado muitas atenções. Patins nos pés e toca a deslizar. Não muito longe, há sonhos por contar. A história das marionetas Sebastião e Olívia termina com os dois irmãos muito contentes. Guilherme Veloso, de nove anos, de Vila Nova de Famalicão, conta-a por palavras suas. “Então é assim: O Sebastião acreditava no Pai Natal e a Olívia não. O Pai Natal chegou e a Olívia ficou muito espantada”. Nesta história de encantar, passa-se a mensagem de que a verdadeira felicidade mora no interior de cada coração e não tanto em embrulhos cheios de laços coloridos.

Em Perlim, fala-se a língua dos pês e, nas tabuletas indicativas dos lugares, há legendas nessa linguagem. Neste mundo encantado, onde vive a Pimpim, uma menina de voz doce, a Plim que cuida das estrelas e o Pim, a Pam e o Pum que zelam pela lua, há neve artificial, uma Lapónia com Pai Natal ao lado de uma quinta com cisnes, gansos e coelhos brancos. Há ainda um aviador que não pára quieto e que comanda um veículo com asas que deita bolinhas de sabão. E há uma aventura de cowboys, com os malvados irmãos Coyote a quererem roubar o ouro de Perlim. Plano que pode não seguir em frente. O xerife Estrela Dourada entra em acção e tudo termina como deve acabar. Com animação, música e bailarinas can-can.

Matilde Dinis, de 10 anos, da Mealhada, assiste com muita atenção ao que acontece no palco do velho oeste de Perlim. Os cavalos entram em cena e Matilde fica ainda mais contente. Os cavalos não são de brincar, são mesmo a sério. “Foi muito giro. Muito giro. Gostei da parte dos cavalos”, conta. O colega Bryan, de seis anos, está surpreendido com tanta animação. “Eu gostei mais da parte em que eles caíram”, confidencia. Bryan está pela primeira vez em Perlim e ansioso por ver como é o Natal numa quinta mágica. Põe-se a caminho com os coleguinhas da escola.

Não há apenas cowboys em Perlim, há também agentes secretos que prometem descobrir o misterioso desaparecimento da violoncelista do casaco vermelho que inspira este Natal. Perlim tem também um castelo, real e não imaginário, que é um castelo de cartas em que a Alice do país de todas as maravilhas aterra e onde acontecem coisas surpreendentes. É Natal e tudo é possível. E será que Alice consegue encontrar o caminho de regresso a casa? A ver vamos. Em Perlim, há também uma casa doce, feita de chocolates, onde vivem os irmãos João e Maria que têm uma história para contar. Também aqui há sentimentos que acabam por vir ao de cima. Até porque no Natal há mais ingredientes do que doces e presentes. Há a amizade, o amor, a família.

O parque temático de Natal de Santa Maria da Feira abriu as portas com novos conteúdos, novos espectáculos em palco cobertos para que aconteçam faça sol ou faça chuva. O tempo tem ajudado e, até ao momento, mais de 40 mil visitantes passaram por Perlim. No primeiro fim-de-semana, 30% das entradas foram compradas por espanhóis. A campanha de divulgação de Perlim na Galiza deu os seus frutos.

Paulo Sérgio Pais, director-geral da empresa municipal Feira Viva, garante que as “expectativas são muito boas” e que fazer sonhar continua a ser o grande motor desta iniciativa que pretende arrancar sorrisos a miúdos e graúdos. As portas estão abertas de quinta-feira a sábado até 4 de Janeiro - à semana das 14h00 às 18h00, aos fins-de-semana das 14h00 às 19h00, fechando a 25 de Dezembro e a 1 de Janeiro. As crianças até dois anos, inclusive, não pagam entrada. Dos três aos 12 anos, o bilhete custa cinco euros, mais um euro para quem tenha entre 13 e 64 anos, e cinco para maiores de 65 anos. A pulseira de livre acesso custa 10 euros.