Yahoo vai ser o motor de busca do Firefox até 2019

Experiência pretende explorar capacidade da parceria entre Yahoo e Mozilla para melhorar o sistema de busca online.

Foto
Frederic J. BROWN/AFP

Aquela que é a maior parceria para a Yahoo em cinco anos vai ser uma experiência de pesquisa avançada para os utilizadores do Firefox nos Estados Unidos e tem lançamento previsto para Dezembro deste ano, indicam o Yahoo e o Mozilla nas respectivas páginas online. Durante cinco anos, a Mozilla diz que o motor de busca vai apresentar um “design limpo, moderno e envolvente”, que reflecte a entrada da equipa da empresa de software que produz o Firefox.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Aquela que é a maior parceria para a Yahoo em cinco anos vai ser uma experiência de pesquisa avançada para os utilizadores do Firefox nos Estados Unidos e tem lançamento previsto para Dezembro deste ano, indicam o Yahoo e o Mozilla nas respectivas páginas online. Durante cinco anos, a Mozilla diz que o motor de busca vai apresentar um “design limpo, moderno e envolvente”, que reflecte a entrada da equipa da empresa de software que produz o Firefox.

"Estamos entusiasmados por fazer uma parceria com o Mozilla”, afirma a CEO do Yahoo, Marissa Mayer, em comunicado. “Estamos muito orgulhosos por nos terem escolhido como parceiros a longo prazo em pesquisa, e mal posso esperar para ver que inovações vamos construir em conjunto”, acrescentou Mayer.

Também o presidente-executivo do Mozilla, Chris Beard, manifestou entusiasmo com a parceria, que espera que permita uma “nova e repensada experiência de pesquisa do Yahoo para os utilizadores do Firefox nos EUA com o melhor da web, e a exploração de uma pesquisa inovadora e experiências de conteúdo em conjunto".

Com este anúncio, o Google deixa de ser o motor de busca para os utilizadores do Firefox. Porém, fica por esclarecer se o Firefox vai dar por terminada de facto a relação que mantém há cerca de dez anos com o Google.

Os resultados muito abaixo do esperado ao nível das principais plataformas móveis do Firefox podem com anúncio desta semana indicar que o Google se deixou ultrapassar pela concorrência, isto depois de ter pago perto de 280 milhões de dólares para ser o motor de busca do Firefox.

"Na maioria dos países europeus, incluindo o Reino Unido, os utilizadores do Firefox não vão ver uma mudança [do Google como fornecedor de pesquisa]. Nos EUA, o Yahoo vai tornar-se o motor de pesquisa, o Baidu na China e o Yandex na Rússia", explicou um porta-voz do Mozilla ao The Guardian.