Consumo de bacalhau em Portugal cresceu 4% até Outubro

Consumidores aproveitam promoções para comprar. Preço recuou 6%, revelam dados da Kantar.

Foto
Porrugueses compram menos vezes, mas em maior quantidade.

A evolução dos preços vai no sentido inverso, tendo decrescido 6% nos primeiros dez meses do ano.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A evolução dos preços vai no sentido inverso, tendo decrescido 6% nos primeiros dez meses do ano.

Christian Bue Nordahl, representante em Portugal do Conselho Norueguês das Pescas (Norge), refere, num comunicado divulgado esta quarta-feira, que estes dados são o “espelho de como se está a comportar a economia portuguesa”, com as pessoas “a comprar bacalhau menos vezes, mas em maiores quantidades, aproveitando as campanhas promocionais que muitas lojas realizaram”.

Os dados da Kantar mostram que, em 2013, o peso médio de bacalhau por cada situação de compra era de 2,8 quilos. Em 2014, os portugueses levaram para casa, em média, 3,1 quilos por compra.

“Isto indica, juntamente com a queda de preços, que as pessoas parecem comprar mais durante as campanhas de preços que os retalhistas utilizam para atrair clientes para a sua loja. É a dinâmica deste mercado, para o bem e para o mal”, refere Christian Bue Nordahl.