Acções da Sonae Indústria desvalorizam 78% com aumento de capital a um cêntimo

Efanor, maior accionista da empresa, subscreverá metade dos 150 milhões de euros de aumento de capital.

Foto
Belmiro de Azevedo, presidente da Sonae Indústria

O valor de subscrição do aumento de capital, dos actuais 700 milhões para 850 milhões de euros, surpreendeu o mercado, gerando já um ajustamento de preço das acções de 0,37 cêntimos para 0,08 cêntimos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O valor de subscrição do aumento de capital, dos actuais 700 milhões para 850 milhões de euros, surpreendeu o mercado, gerando já um ajustamento de preço das acções de 0,37 cêntimos para 0,08 cêntimos.

Na sessão de sexta-feira, os títulos caíram 49%, revelando alguma resistência face ao valor do aumento de capital. Mas sessão desta segunda-feira trouxe uma maior aproximação ao valor das novas acções e foram negociados 5,3 milhões de títulos, um montante muito acima do habitual.

O accionista maioritário da Sonae Indústria, a Efanor Investimentos, SGPS (holding pessoal do empresário Belmiro de Azevedo), assumiu o compromisso de exercer, directamente e através de sociedades por si denominadas, os respectivos direitos de preferência na subscrição do presente aumento de capital, que correspondem a cerca de 51% do capital social da empresa.

O aumento de capital, anunciado em Maio, mas cujas condições foram anunciadas na sexta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) implica a e emissão de emissão de 15 mil milhões de novas acções, sem valor nominal.

Na informação enviada ao mercado é referido que “o aumento de capital destina-se  aos actuais accionistas, no exercício do respectivo direito de preferência, a investidores que adquiram direitos de subscrição e ao público em geral (oferta pública de subscrição)”.

A empresa adianta ainda que “as acções não subscritas no âmbito da oferta pública de subscrição serão oferecidas posteriormente a investidores institucionais através de um contrato de colocação privada”.

O comunicado da Sonae Indústria salvaguarda que, “na eventualidade de uma subscrição incompleta do aumento de capital, este é limitado às subscrições recolhidas até ao fim do período de subscrição”.

O preço de subscrição foi fixado em 0,01 euros por acção, de acordo com um rácio de 107,14 novas acções ordinárias por cada acção ordinária detida. O preço de subscrição, de 0,01 euros, representa um desconto de aproximadamente 25% relativamente ao preço teórico da acção ajustada pelo destaque dos direitos de subscrição (theoretical ex-rights price ou “TERP”) calculado com base no preço de fecho das acções da Sonae Indústria em 29 de Outubro de 2014 (de 0,372 euros).

A Sonae Indústria adianta que é sua intenção “dar início a este aumento de capital no mais breve prazo possível, após aprovação do respectivo prospecto pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (“CMVM”) e a publicação do aviso para o exercício de direitos de subscrição e do prospecto, nos termos da legislação aplicável”.

A Sonae indústria, que na semana passada anunciou o refinanciamento da sua dívida com os dois maiores bancos credores,  tem em curso um plano de reestruturação, iniciado há 18 meses, com “o objectivo de optimizar a presença industrial”.