PhotoMath, a app que resolve problemas de Matemática em segundos

Aplicação apresentada como ferramenta de apoio ao estudo da disciplina.

Foto
PhotoMath, MicroBlink

Chama-se PhotoMath, é gratuita e está disponível para aparelhos iOS e Windows. Os equipamentos com o sistema Android só vão poder descarregá-la no início de 2015.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Chama-se PhotoMath, é gratuita e está disponível para aparelhos iOS e Windows. Os equipamentos com o sistema Android só vão poder descarregá-la no início de 2015.

A aplicação tem um funcionamento simples. A câmara do telemóvel é colocada sobre a equação ou fracção escrita num livro de exercícios (é obrigatório que os dados sejam impressos e não escritos à mão) e é registada por uma tecnologia de reconhecimento de texto que detecta os caracteres que compõem o problema, e o resultado surge de forma imediata. Para aceder aos passos dados para chegar a esse resultado basta clicar em "Steps" (passos).

Para os alunos com dificuldades em Matemática esta pode ser vista como uma solução para parte dos seus problemas, mas para os professores pode ser uma forma de atropelar conhecimentos e alimentar a preguiça no desenvolvimento de raciocínios matemáticos.

A MicroBlink, empresa que criou a PhotoMath, tem outra visão. Não se pretende que a aplicação passe a fazer parte das ajudas para copiar nos testes, por exemplo, mas que os alunos “utilizem a ferramenta para aprenderem Matemática”, enquanto os “pais podem utilizá-la para verificar se os trabalhos de casa dos filhos estão correctos”. “Com a PhotoMath, podes ter um professor de Matemática no teu bolso”, afirma a empresa na apresentação da aplicação no iTunes.

Para já, a aplicação ajuda a resolver problemas com aritmética simples, fracções, números decimais ou equações, mas a MicroBlink pretende fazer actualizações para aumentar a capacidade de resolução de mais questões.

PhotoMath from MicroBLINK on Vimeo.