Transporte público a pedido implica investimento de 30 milhões
Programa Portugal Porta-a-Porta, que faz parte da estratégia de reorganização de serviços públicos, será implementado em 2015.
Os 30 milhões de euros reflectidos no documento incluem ainda as despesas de alargamento das regras do Passe Social+ a todo o país, refere o Governo no relatório.
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Os 30 milhões de euros reflectidos no documento incluem ainda as despesas de alargamento das regras do Passe Social+ a todo o país, refere o Governo no relatório.
O Portugal Porta-a-Porta é um programa inserido na estratégia de reorganização de serviços públicos, que o executivo aprovou em meados deste ano. Na prática, elimina o tradicional serviço de transportes em zonas de pouca oferta por transporte a pedido, em que são as populações que fazem a reserva para se deslocarem às horas que pretendem.
O projecto-piloto começou em Mação, em Janeiro de 2013, estendendo-se mais tarde a outros dois concelhos do Médio Tejo (Sardoal e Abrantes). Os próximos testes acontecerão nas zonas onde também está a começar a ser implementada a estratégia de reorganização dos serviços públicos, eleitas no início de Agosto: Alto Tâmega, Oeste, Leiria e Viseu.
Esta estratégia prevê, também, a concentração de serviços públicos num mesmo espaço, bem como a instalação de postos de atendimento assistido e a multiplicação das carrinhas do cidadão, que levam os serviços a populações em zonas mais remotas.
O Governo nunca disse quanto prevê poupar com esta reforma, tendo apenas indicado que os 2000 serviços abrangidos, como as repartições de finanças e os centros de emprego, custam 800 milhões de euros em rendas todos os anos.
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