Autoeuropa inicia na segunda-feira seis dias de paragem de produção

Foto
Daniel Rocha

Em Janeiro, a Volkswagen Autoeuropa já tinha feito seis dias de downdays.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em Janeiro, a Volkswagen Autoeuropa já tinha feito seis dias de downdays.

Questionada sobre se está agendado mais algum período de não produção durante este ano, a mesma fonte disse que, "face à volatilidade característica do mercado automóvel, não é possível prever o número de downdays a utilizar até final de 2014". No ano passado, foram utilizados 30 dias de não produção.

De acordo com os últimos dados da Associação Automóvel de Portugal (Acap), a produção da Autoeuropa aumentou 12,3% no primeiro semestre do ano. Da linha de montagem da fábrica de Palmela saíram 67.627 veículos automóveis, o que representa cerca de 62% da produção total das unidades a funcionar em Portugal.

Os dados da Acap mostram que, só em Junho, da fábrica gerida pela Volkswagen, que apenas produz ligeiros de passageiros, sairam 11.793 veículos, cerca de 32% mais do que tinha sido montado no mesmo mês de 2013.