Cristian Tello entrou e o FC Porto ficou mais próximo dos milhões

"Dragões" venceram por 1-0, em França, com um golo do mexicano Héctor Herrera.

Fotogaleria

Nas 12 ocasiões anteriores em que o FC Porto ganhou fora numa primeira mão das competições europeias, só não ganhou a eliminatória por uma única vez.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Nas 12 ocasiões anteriores em que o FC Porto ganhou fora numa primeira mão das competições europeias, só não ganhou a eliminatória por uma única vez.

Julen Lopetegui apostou numa equipa mais controlada, deixou Quaresma no banco e deu a titularidade a Casemiro. Sem extremos puros — Óliver e Brahimi eram os mais próximos de Jackson —, o FC Porto dominou a posse de bola, mas só conseguiu um lance de golo iminente segundos depois de colocar Cristian Tello, outro avançado, em campo.

The partial view '~/Views/Layouts/Amp2020/NOTICIA_POSITIVONEGATIVO.cshtml' was not found. The following locations were searched: ~/Views/Layouts/Amp2020/NOTICIA_POSITIVONEGATIVO.cshtml
NOTICIA_POSITIVONEGATIVO

Essa jogada, criada por Rúben Neves (agora, aos 17 anos e cinco meses, o português mais jovem de sempre a jogar na Liga dos Campeões, ultrapassando Cristiano Ronaldo) e pelo espanhol, deu mesmo golo (61’). Os dois foram decisivos para o resultado, tal como Herrera, que marcou na recarga depois de o nigeriano Vincent Enyeama conseguir defender o primeiro remate de Jackson.

Desde o início, foram os “azuis e brancos”, que tiveram a bola 60% do jogo, a mandar. Percebeu-se que têm melhores jogadores do que o terceiro classificado do último campeonato francês, mas faltou-lhes chegar à área. Rúben Neves, que jogou ainda melhor do que contra o Marítimo, talvez por ter actuado numa posição mais adequada às suas características, à frente de Casemiro, foi o primeiro a tentar. Aos 29’, num livre indirecto, Jackson foi agarrado pelo central montenegrino Marko Basa, mas o árbitro Björn Kuipers não viu motivo para grande penalidade.

Assim, a melhor oportunidade da primeira metade acabou por ser do Lille, com Sébastien Corchia, numa altura em que o clube gaulês tinha equilibrado o encontro, a rematar por cima com o pé esquerdo — o menos capaz — quando tinha tudo para inaugurar o marcador, mesmo em cima do intervalo.

Na segunda parte, não houve jogadas de verdadeiro perigo para nenhuma das equipas, à excepção do golo — apesar de Fabiano ter “assustado” os adeptos portistas ao largar uma bola, situação resolvida por Maicon. No final, ao 13.º jogo, confirmou-se a terceira vitória do FC Porto em França nas provas da UEFA.
 
Ficha de jogo
Lille, 0
FC Porto, 1

Estádio Pierre-Mauroy, em Lille.
Espectadores 33.853

Lille Enyeama, Béria, Marko Basa, Simon Kjaer, Souaré, Mavuba, Balmont (Marcos Lopes, 62’), Gueye, Corchia, Kalou (Roux, 76’ a82’) e Divock Origi (Ryan Mendes, 70’).
Treinador René Girard.

FC Porto Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Rúben Neves (Evandro, 74’), Herrera, Brahimi (Tello, 60’), Óliver Torres (Quaresma, 89’) e Jackson.
Treinador Julen Lopetegui.

Árbitro Bjorn Kuipers (Holanda)
Amarelos Danilo (7'), Balmont (33’), Corchia (52')

Golo 0-1, por Héctor Herrera, aos 61'.