Malaysia Airlines vai reembolsar passageiros que queiram alterar ou cancelar voos

Foto
Vigília num templo budista em Kuala Lumpur, Malásia Reuters

Os passageiros podem alterar ou cancelar sem qualquer penalização financeira, até quinta-feira, os bilhetes reservados para voos a realizar até 31 de Dezembro, informou a companhia aérea malaia.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os passageiros podem alterar ou cancelar sem qualquer penalização financeira, até quinta-feira, os bilhetes reservados para voos a realizar até 31 de Dezembro, informou a companhia aérea malaia.

“À luz do caso do voo MH17, a Malaysia Airlines não cobrará quaisquer taxas de alteração para os passageiros que desejem mudar o seu itinerário para qualquer destino", refere a nota. "Os passageiros que desejem adiar ou cancelar o seu bilhete serão reembolsados, incluindo aqueles que tinham comprado bilhetes não reembolsáveis", acrescenta.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines, que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur sob o número MH17, caiu na quinta-feira na região leste da Ucrânia com 298 pessoas a bordo, depois de ter sido atingido por um míssil que a comunidade internacional diz ter sido disparado pelos rebeldes pró-russos.

A 8 de Março, outro Boeing 777 da Malaysia Airlines desapareceu dos radares quando fazia a ligação Kuala Lumpur-Pequim, com 239 pessoas a bordo.

A companhia informou em Maio que o desaparecimento do voo MH370 teve um “efeito dramático” sobre os resultados do primeiro trimestre, com os múltiplos cancelamentos a agravarem as perdas da transportadora nacional pública.

Só no primeiro trimestre deste ano, os prejuízos da Malaysia Airlines totalizaram 443 milhões de ringgits (102,9 milhões de euros).

Na sexta-feira, um dia depois da queda do avião no leste da Ucrânia, as acções da Malaysia Airlines caíram quase 18% no início da negociação na bolsa de Kuala Lumpur.

As perdas totais da transportada de bandeira da Malásia já tinham sido elevadas a 1,3 mil milhões de dólares (960 milhões de euros) nos últimos três anos.