Praia de Ofir (Esposende) reabriu após reposição de areia

Foto

Em comunicado, aquela sociedade acrescenta que aquela intervenção foi efectuada devido ao “desaparecimento generalizado” de areias na praia de Ofir, consequência das intempéries do último inverno.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em comunicado, aquela sociedade acrescenta que aquela intervenção foi efectuada devido ao “desaparecimento generalizado” de areias na praia de Ofir, consequência das intempéries do último inverno.

Essa situação obrigou a uma “intervenção de emergência”, para garantir as condições de segurança na zona, já na actual época balnear, com a recarga de areias na praia, através da ripagem da zona entre marés, repondo assim o perfil natural da praia.

A Polis sublinha que conseguiu que a conclusão dos trabalhos naquela área da praia fosse antecipada face ao prazo inicialmente previsto, “permitindo aos concessionários retomar a sua actividade com plena normalidade”.

Os restantes trabalhos da empreitada prosseguirão nos próximos dias, na área a norte da praia concessionada, prevendo-se a sua conclusão a 2 de Julho.

“De sublinhar que esta intervenção, com um carácter de urgência, dado o risco ambiental e social da situação, antecipa uma segunda fase, cujo projecto está a ser elaborado para que a empreitada decorra após a época balnear, mais global e definitiva, enquadrada numa estratégia de reforço dos sistemas dunares, arribas e outros elementos da linha de costa, com vista à preservação dos ecossistemas naturais, e protecção de pessoas e bens”, refere ainda o comunicado.

O investimento é de um milhão de euros, financiado pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território em 85% e pelo Estado português em 15%.