Presidência da Câmara do Porto critica vereadora por não formalizar medalha a Pinto da Costa

Rui Moreira vai entregar a Rui Rio a Medalha de Honra da Cidade, assim como ao escritor Vasco Graça Moura e ao alfaiate Gilles Zeitoun.

Foto
Jorge Nuno Pinto da Costa é arguido no processo Paulo Ricca

“A vereadora não manifestou intenção de incluir o nome de Jorge Nuno Pinto da Costa na lista de medalhados na reunião de Câmara de terça-feira. Formalmente, não fez nenhuma proposta. Podia tê-lo feito e não o fez. E votou favoravelmente a proposta consensualizada pela autarquia”, indicou à Lusa Nuno Santos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“A vereadora não manifestou intenção de incluir o nome de Jorge Nuno Pinto da Costa na lista de medalhados na reunião de Câmara de terça-feira. Formalmente, não fez nenhuma proposta. Podia tê-lo feito e não o fez. E votou favoravelmente a proposta consensualizada pela autarquia”, indicou à Lusa Nuno Santos.

O assessor de imprensa e adjunto do autarca independente Rui Moreira, que gere a autarquia numa coligação pós-eleitoral com o PS, reagia assim às declarações de terça-feira da vereadora socialista na Câmara do Porto Carla Miranda, que disse lamentar ter visto recusada pela presidência a sua proposta de incluir o nome de Pinto da Costa na lista de personalidades a receber em Julho medalhas da cidade.

Carla Miranda, a única vereadora do PS a quem não foi atribuído pelouro no âmbito da coligação pós-eleitoral, leu ainda, no final da reunião de câmara ocorrida nesse dia, uma declaração de voto em que defendeu “que este era o ano ideal para homenagear Pinto da Costa e o FC Porto”.

Contactada pela Lusa, Carla Miranda considerou que se o autarca Rui Moreira tinha “alguma coisa para lhe dizer sobre esse assunto”, devia tê-lo feito “na reunião, e não o fez”.

“Limitei-me a seguir os formalismos. Pediram-me, por e-mail, uma proposta. Apresentei três nomes. Só quando vi a agenda [da reunião] percebi que apenas estavam dois e que o do presidente do FC Porto não estava”, descreveu a vereadora.

“Ninguém me disse que isso podia ser alterado na reunião de Câmara. Se eu fiz a proposta antes e recusaram…”, acrescentou.

Sobre o processo informal de consulta a todos os partidos políticos que antecedeu a decisão sobre a atribuição de medalhas da cidade, Nuno Santos disse não fazer comentários sobre a matéria.

O assessor limitou-se a referir que “houve um processo informal de consulta, que decorreu com todos os partidos políticos e que resultou numa lista consensual que a Câmara aprovou com o seu voto”.

Rui Moreira vai entregar a Rui Rio a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta condecoração do município reservada a quem tenha prestado serviços de excepcional relevância.

Esta condecoração será também atribuída ao escritor Vasco Graça Moura (a título póstumo) e ao alfaiate Gilles Zeitoun, que instalou na Baixa da cidade, em 2009, um ateliê para a criação e produção de alta-costura.

Serão entregues medalhas de Mérito a 14 personalidades e duas instituições.

O arquitecto Alcino Soutinho, o antigo vereador da autarquia e treinador de futebol Hernâni Gonçalves e o fundador do CDS João Porto serão agraciados com esta medalha de Mérito a título póstumo. Nesta lista de personalidades constam também, entre outros, os presidentes dos conselhos de administração dos hospitais de S. João e Santo António, António Ferreira e Sollari Allegro.

Rui Moreira atribuirá a medalha de Valor e Altruísmo à Irmandade dos Clérigos e ao frei Bernardo Domingues, bem como a Medalha de Bons Serviços grau Ouro aos comandantes da Polícia Municipal e Sapadores Bombeiros. A Medalha de Valor Desportivo será dada a João Trigo, presidente do Rosário Vólei, projecto desportivo do Colégio Nossa Senhora do Rosário.