Investimento de 25 milhões de euros em Valença vai criar mais de 70 empregos

Projectos de ampliação do parque eólico e de construção de parque temático.

Foto
O novo projecto Energy Bridge pretende transportar energia de origem eólica pelo fundo do mar irlandês Pedro Cunha

Em causa está a ampliação do parque eólico e a construção de um parque temático,  empreitadas que, segundo a mesma fonte, vão arrancar ainda este ano.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em causa está a ampliação do parque eólico e a construção de um parque temático,  empreitadas que, segundo a mesma fonte, vão arrancar ainda este ano.

Segundo a fonte, o investimento na expansão do parque eólico de Valença, a cargo da empresa Ventominho, implicará a implantação de mais oito aerogeradores nos cumes dos montes de Boivão, Sanfins e Taião. Um investimento, sublinha o município, que "potencia uma melhor exploração dos recursos locais e vai duplicar as fontes de receita das eólicas para Valença".

Já o parque temático será uma nova estrutura de apoio ao turismo e ao lazer, a localizar na parte Sul do concelho entre a Silva e São Pedro da Torre, próximo ao nó da auto-estrada.

O projecto do novo equipamento prevê a construção de um parque aquático, pista de karting, um jardim das camélias, entre outros espaços.

Para o presidente da Câmara de Valença a concretização destes investimentos reflectem "uma localização estratégica do concelho e as condições favoráveis que possui para a captação de investimentos essenciais para o seu desenvolvimento".

A Declaração de Interesse Municipal destes dois projectos já foi aprovada pela autarquia e vai ser submetida à apreciação da Assembleia Municipal no final do mês.