GM já recolheu 20 milhões de veículos com defeitos

Companhia chama às oficinas mais 3,36 milhões de automóveis de vários modelos.

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Nova chamada às oficinas na GM

Origem das dores de cabeça da nova presidente da GM, Mary Barra, os problemas detectados no sistema de ignição de vários modelos da marca estão, alegadamente, associados a 13 mortes em acidentes verificados com automóveis da companhia de Detroit.

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Origem das dores de cabeça da nova presidente da GM, Mary Barra, os problemas detectados no sistema de ignição de vários modelos da marca estão, alegadamente, associados a 13 mortes em acidentes verificados com automóveis da companhia de Detroit.

O problema tem a ver com o facto de a ignição poder desligar-se em andamento, sem interferência do condutor, fazendo com que sistemas fundamentais para a condução fiquem desactividados - como o sistema de travões e o airbag.

Numa investigação interna cujas conclusões foram divulgadas recentemente, a General Motors sustentou que apesar de o problema na ignição ser antigo, não foram colhidas provas que apontem para a existência de um complot da empresa visando encobrir o facto dos clientes e do mercado. Mesmo assim, a companhia despediu 15 funcionários, entre eles o responsável pelo departamento de design do grupo, Ray DeGiorgio, que também foi responsável pela criação do sistema que veio substituir o defeituoso.

A opção por uma nova recolha vem colocar mais pressão sobre Mary Barra que, dentro de poucos dias, será ouvida no Congresso norte-americano. Citado pela agência Reuters, o senador democrata Richard Blumenthal, uma das vozes mais críticas da GM, afirmou que a política de recolhas "é apenas a ponta do iceberg em termos do que deve ser feito" para que situações semelhantes não voltem a surgir.

Mary Barra deverá aproveitar a audiência no Congresso para reafirmar a atenção que a companhia tem dado ao problema e ao trabalho que entretanto foi fazendo a este nível. A GM anunciou que vai constituir um fundo para indemnizar vítimas relacionadas com os defeitos nas componentes dos veículos e que reforçou os sistemas de controlo interno com vista a garantir segurança máxima dos veículos que saem das suas unidades de montagem.