Portas diz que TC tomou uma decisão política que põe em causa o DEO e reforma do Estado

Vice-primeiro-ministro considera que acórdão de sexta-feira empurra o Governo a aumentar impostos. Tal como fizera o porta-voz do PSD, considerou a decisão uma intromissão na esfera legislativa.

Foto

Falando aos militantes no Conselho Nacional do partido num hotel lisboeta, Paulo Portas exigiu mesmo uma “clarificação do ponto de vista do pensamento do TC sobre o que é possível fazer e o que não é possível fazer”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Falando aos militantes no Conselho Nacional do partido num hotel lisboeta, Paulo Portas exigiu mesmo uma “clarificação do ponto de vista do pensamento do TC sobre o que é possível fazer e o que não é possível fazer”.

O maior problema que o acórdão coloca ao país é na "frente externa", apontou Paulo Portas. O vice-primeiro-ministro dramatizou o discurso avisando que a decisão do tribunal "tende a invalidar o DEO - Documento de Estratégia Orçamental, pelo menos uma parte substantiva. Porque este documento não é uma facilidade ou uma arbitrariedade à disposição dos Estados; é um compromisso de quem faz parte do euro, que é feito por todos e representa a assumpção por todos do caminho decidido para termos finanças saudáveis e crescimento económico."

Ora, não podendo os juízes do TC fazer um esclarecimento formal ao recente acórdão que classificou de inconstitucionais os cortes salariais, as taxas sobre os subsídios de desemprego e de doença e os cortes nas pensões de sobrevivência, Portas estará a fazer pressão para que a decisão que o TC também terá que tomar sobre o agravamento da CES e o aumento dos descontos para a ADSE, incluídos no orçamento rectificativo, indique o caminho que o Governo deve seguir para poder reduzir despesa.

“Nesse quadro de respeito pelas instituições e de institucionalidade, devemos apoiar que o país tenha direito a ver clarificado se pode – como nós achamos que pode e deve viver – numa situação de finanças controladas, carga fiscal moderada, crescimento económico e criação emprego ou se, pelo contrário, está condenado a ter de viver uma espécie de escravidão fiscal que pretende, através do aumento de impostos, resolver a questão do défice, penalizando o crescimento, a confiança e o emprego”, apontou o líder centrista perante uma sala cheia de militantes.

Portas, que disse ter “partilhado” com o primeiro-ministro as reflexões que levou, como prometera no sábado, aos militantes do CDS-PP e fez questão de tornar públicas, afirmou que o partido, no quadro da maioria, deve "prezar e defender a estabilidade política, que é um valor muito importante para a recuperação da confiança” e para a credibilidade externa.

“As questões suscitadas pelo acórdão excedem em muito o tema da viabilidade do Orçamento do Estado para 2014. São questões de natureza política e não jurídica, o que não deixa de ser uma fonte de inquietação e perplexidade sendo o TC uma instância jurisdicional”, criticou Paulo Portas. Que fez questão de elencar argumentos para essa sua leitura.

Lembrou que a decisão considera “possível e exequível” que se volte ao nível da despesa com a administração pública de 2010 e que isso se faça “de uma assentada só” – algo que nem o líder do PS se comprometeu a fazer, vincou.

Portas avisou que, além de colocar em causa no imediato o cumprimento das metas orçamentais, isso é “regressar ao problema que levou à crise, ao resgate, ao memorando e à troika.” Como “entre o 8 e o 80 há um ponto de equilíbrio que concilia a prudência orçamental e a justiça social”, o Governo decidiu repor faseadamente, a partir de Janeiro próximo, o que cortou – mas o TC ignorou essa boa-vontade.

Portas também acusou os juízes, como fez Marco António Costa, de se intrometer numa área que é da reserva do Executivo: “Pela primeira vez de forma explícita, nítida e quase mandatória, o TC parece sugerir que o Governo, qualquer Governo, resolva o problema do défice através do aumento de impostos.” Além disso, este acórdão é a prova da “imprevisibilidade” porque num curto espaço de tempo decidiu de forma diferente sobre o mesmo assunto (subsídio de desemprego).

Defendendo ser preciso olhar para as decisões de forma individual mas também em conjunto, Portas lembrou que o TC “inviabilizou a proposta de redução da despesa através de dois subsídios, depois de um, e inviabilizou também a possibilidade de flexibilizar o vinculo do Estado. Como se pode fazer uma reforma do Estado se tudo no Estado for imobilista, rígido e inamovível?”