Cerages exporta 500.000 peças de louça por mês

Empresa da região de Mortágua trabalha exclusivamente para o mercado externo.

Totalmente virada para o mercado externo, a  Cerages iniciou  actividade na década de 90, com uma área total de 15 mil metros quadrados. Com cerca de 240 colaboradores, a empresa tem uma capacidade instalada para processar 45 toneladas por dia, e vende mais de  500.000 peças por mês.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Totalmente virada para o mercado externo, a  Cerages iniciou  actividade na década de 90, com uma área total de 15 mil metros quadrados. Com cerca de 240 colaboradores, a empresa tem uma capacidade instalada para processar 45 toneladas por dia, e vende mais de  500.000 peças por mês.

Em 2013, o valor das exportações desta empresa da região de Mortágua ascendeu a 6,5 milhões de euros. A Europa surge como o maior mercado, ao absorver 70% da produção da empresa, seguindo-se os Estados Unidos da América (EUA) com 15%. Os restantes 15% são repartidos por outros  mercados.

Fonte oficial da Cerages disse ao PÚBLICO que a estratégia de crescimento da empresa passa pela entrada em novos mercados do Leste, nomeadamente na Rússia, e pelo aumento das vendas para os EUA. A fonte salvaguarda que, “em face do crescimento da procura nos mercados em que a empresa está presente, a estratégia de crescimento tem de ser vista com uma certa ponderação e reflexão quanto ao tipo de cliente e de mercado”.

O crescimento da procura de produtos nacionais resulta, em boa parte, da adopção do direito anti-dumping sobre a importação de artigos fabricados na China.  A empresa congratula-se com a iniciativa da Comissão Europeia, porque, como referiu a fonte, protege a produção comunitária, que enfrenta custos de produção bem mais elevados e cumpre direitos sociais e ambientais sem paralelo com a indústria chinesa.

De acordo com a informação prestada pela empresa,  a afirmação nos mercados internacionais tem sido conseguida graças ao “investimento permanente na modernização das unidades produtivas e na preocupação de adequar os produtos às exigências de cada mercado, quanto ao design e às necessidades dos consumidores”.

A empresa de Mortágua produz artigos de mesa, forno, formas e cozinha, e vende para marcas de peso no sector de “louça de forno”, cadeias de supermercados  e lojas especializadas.